Agora, Westfália também integra a lista de municípios conveniados pelo Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM). O programa foi criado a partir da necessidade de unir esforços entre instituições federais, estaduais e municipais e a sociedade civil organizada para o enfrentamento da violência e da criminalidade no Estado.
A adesão do Município ao SIM ocorreu na segunda-feira, dia 09 de julho. Acompanhado do chefe do comitê de videomonitoramento, tenente Vilmar Fernando Mendes Brasil, o prefeito de Westfália, Otávio Landmeier, assinou o contrato na Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS), em Porto Alegre.
Estudos com profissional de engenharia elétrica, com o objetivo de especificar características das câmeras de videomonitoramento e tratar da instalação de fibra óptica, são os próximos passos do projeto. As mesmas serão instaladas com recursos próprios da municipalidade, devendo ser colocadas em cinco pontos centrais do Município: no trevo de acesso, nas imediações do Complexo Escolar, na Avenida Henrique Uebel (nas proximidades do Sicredi), nas imediações da Casa da OASE e próximo à Prefeitura Municipal. É importante ressaltar que esta é apenas uma projeção, uma vez que estudos ainda estão sendo realizados para identificar os melhores locais.
“Concluídos os estudos sobre as câmeras de videomonitoramento mais adequadas para o nosso Município, precisamos dar andamento à licitação das mesmas, o que demanda tempo. Nesse sentido, pedimos a compreensão da comunidade e reforçamos que a adesão ao projeto tem como objetivo oferecer ainda mais segurança à nossa população”, pondera Landmeier, ressaltando que, se houver necessidade, o projeto será ampliado com o tempo.
No final de junho, a adesão ao SIM já pautou audiência pública sobre a segurança do Município. Na oportunidade, foram esclarecidas, à comunidade, questões referentes ao programa, que permite, ao Poder Público, promover um melhor atendimento ao cidadão na área da segurança, otimizando recursos humanos e materiais, compartilhando tecnologias e informações entre os municípios e o Estado.
Texto: Ascom Westfália