Mais de R$ 23 milhões estão à disposição dos associados da Sicredi Vale do Taquari para o Plano Safra 2018/2019. Com uma estimativa de superar em 23,5% o número de operações do último ano e ultrapassar 1,3 mil contratos, a cooperativa oferece a seus associados 11% a mais de recursos do que no período anterior, quando foram concedidos aproximadamente R$ 20,6 milhões. “O momento é favorável para o agronegócio, assim como os registros e as perspectivas de safras recordes novamente para o próximo ano”, justifica o assessor do segmento agro da cooperativa, Ruan Felipe Berghahn.
O Diretor Executivo Luiz Mário Leite Berbigier ressalta que este incremento no volume de recursos disponibilizados é fruto também do aumento do volume de captação em poupança da cooperativa. “Trata-se de um círculo virtuoso. O associado deposita seus recursos de poupança e parte disso é utilizado para fomentar a atividade agropecuária. Como eles ficam na nossa praça, a economia regional é potencializada e todos saem ganhando”, explica.
Lançado em 02 de julho, o Plano Safra ajuda agricultores e pecuaristas a custear atividades de suas propriedades, como implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, visando a geração de renda. De acordo com Berghahn, nos 11 municípios atendidos pela regional Vale do Taquari serão financiadas lavouras de soja e milho, além daquelas destinadas às culturas de aipim, tangerina, morango e tomate.
Para solicitar o recurso, o produtor deve ser associado da regional e apresentar documentos específicos de acordo com seu enquadramento nos programas contemplados, dentre os quais estão o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp). As taxas de juros são fixas, ficando entre 2,5% e 4,6 % ao ano para Pronaf, 6% ao ano no Pronamp e 7% ao ano para os demais. O prazo para quitação é de até 12 meses.
A Sicredi Vale do Taquari dispõe de 15 agências nos municípios de Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Santa clara do Sul, Lajeado, Mato leitão, Cruzeiro do Sul, Travesseiro, Progresso, Canudos do Vale, Sério e Forquetinha, totalizando mais de 53 mil associados.
Texto: Ascom Sicredi VT