Criado pelo Governo de Estrela para agilizar os serviços prestados aos cidadãos, o Centro de Atendimento, vinculado à Secretaria da Fazenda, completou dois anos na última semana. No espaço, localizado na rua 13 de Maio, nº 360, funcionam quatro setores – Arrecadação, Cadastro Imobiliário, Fiscalização (tributária e vistoria de obras e terrenos) e protocolo (pertencente a Secretaria de Administração). Segundo a coordenadora Jéssica Machado Motta, uma média de 150 pessoas são atendidas diariamente no local. “Nosso objetivo é prestar um serviço ágil e de qualidade a todos os contribuintes que necessitarem do poder público”, diz.
Processos administrativos em geral são encaminhados por meio do Protocolo. Questões como a emissão de guias de IPTU, ISS, coleta de lixo e taxas diversas são tratadas na Arrecadação. Já no Cadastro Imobiliário o contribuinte encontra todas as informações relativas aos imóveis e pode tratar da atualização e transferências, por exemplo. No Centro funcionam ainda a Fiscalização Tributária e a de Posturas, que envolve a vistoria de obras e terrenos. “Contamos com 20 servidores nestes quatro setores, que estão à disposição de todos os cidadãos e empresas para informações, esclarecimento de dúvidas e sugestões relacionadas à sua área de atuação”, acrescenta Jéssica.
Ela lembra que em abril a prefeitura deu continuidade ao processo de maior agilidade no atendimento com a realização de adequações do espaço físico. Divisórias foram colocadas para separar os setores, tornando mais privativo e personalizado o atendimento aos contribuintes que buscam os serviços. Esta reformulação interna, assim como outras ações da Secretaria da Fazenda, busca o atendimento a empresários, contadores, contribuintes e cidadãos em geral. Mais informações sobre os serviços pelos telefones 3981-1006/1035. O Centro de Atendimento funciona das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h.
Texto: Ascom Estrela