Uma ferramenta que está sendo implantada pela Administração Municipal de Teutônia e que deve ser lançada em breve facilitará a comunicação entre a comunidade e o poder público. Demandas em diversas áreas, tais como iluminação pública, podas, vegetação alta, entre outras, poderão facilmente solicitadas através do aplicativo Fiscale.vc. A ferramenta, que já recebeu várias premiações, é utilizada em outros municípios, dentre eles Estrela, Venâncio Aires e Esteio, e tem sido um importante elo de comunicação com a população.
A ferramenta, desenvolvido pelo bacharel em Sistemas de Informação Jonas Dhein, da empresa teutoniense FortalezaTec, está em fase de implantação em Teutônia, com estimativa de lançamento em dois meses. Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, na sala de reuniões da prefeitura, Dhein e o diretor da empresa, Rudimar Landmeier, se reuniram com servidores públicos de cada secretaria para apresentar a ferramenta, esclarecer dúvidas e iniciar o cadastro dos usuários que gerenciarão o Gestor Administrativo do aplicativo.
O prefeito, Jonatan Brönstrup, acompanhou a apresentação do aplicativo e destacou que a ferramenta terá suporte próximo, uma vez que a FortalezaTec, empresa vencedora da licitação, é de Teutônia. “É uma ferramenta colaborativa que facilitará o nosso diálogo com a população. A comunidade estará contribuindo significativamente com o nosso trabalho. Muitas vezes, não sabemos se uma lâmpada está queimada, por exemplo. O cidadão nos passará essa demanda e acompanha, via aplicativo, o andamento da mesma até o final do processo. Damos um grande avanço na nossa proposta de governo: de uma Administração mais próxima da comunidade”, sublinhou.
Como funciona o Fiscale.vc
O Fiscale.vc estará disponível gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais Android e iOS, além de do site do aplicativo. Através da ferramenta, o munícipe poderá realizar denúncias, reclamações, solicitações, sugestões e elogios.
O cidadão baixa o aplicativo em seu smartphone e efetua o seu cadastro, informando nome e informações de contato, como e-mail e telefone celular. Após o cadastro, é enviado por e-mail ou por SMS o código de verificação. Confirmado o cadastro, o munícipe pode cadastrar a sua demanda (que gerará um protocolo), com opção de enviar fotos e áudio. Para cadastrar a solicitação, não é preciso ter acesso à internet no momento. O envio das informações poderá ser feito quando houver internet disponível.
A informação é recebida pela Ouvidoria da Prefeitura, que, através do Gestor Administrativo, encaminhará a demanda à secretaria ou setor competente. “Em cada etapa do processo, o contribuinte receberá um e-mail ou um SMS até o atendimento completo da solicitação. O andamento da solicitação também poderá ser conferido via aplicativo”, explicou Dhein.
A Administração Municipal ainda pode compartilhar informações úteis com os cidadãos, como datas do recolhimento seletivo de lixo, locais e prazos para pagamentos do IPTU, por exemplo. “O aplicativo também possibilita melhor análise interna da administração, pois as informações estarão todas reunidas em um único local, sendo possível ver o que está funcionando perfeitamente e o que não está, quais solicitações estão sendo atendidas de forma ágil, quais as principais demandas e onde é necessário melhorar. Fica tudo mais mensurável”, afirmou Dhein.
Texto: Ascom Teutônia