O Ministério da Saúde (MS) anunciou, na última semana, a prorrogação da 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho. Em Estrela, a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários. A mesma já foi superada em alguns grupos, como no caso dos trabalhadores da saúde; praticamente atingida em outros, como entre os idosos; mas ainda registra baixos índices, entre eles o da vacinação de crianças, gestantes e professores. Ações neste sentido buscam melhorar os números. Um Dia D em escala municipal será realizado no próximo sábado (09/06), quando o Posto Central ficará aberto pela manhã.
Iniciada em todo Brasil em abril, o fim da campanha estava previsto para esta sexta-feira, 1° de junho. A decisão da prorrogação foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. O público-alvo da campanha inclui idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres em até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional. “Em Estrela temos ótimos índices como para indígenas, trabalhadores da saúde e das puérperas. No caso dos idosos ainda precisamos de um reforço, mas é necessária uma atenção maior para três grupos em especial, o das crianças, cuja vacinação é realizada especificamente no Posto Central, das gestantes e professores”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, enfermeira Carmen Hentschke.
As doses estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Através de comunicados, as Escolas Municipais de Educação Infantil de Estrela têm reforçado, juntos aos pais, a importância de trazerem os filhos para vacinação contra a influenza. Neste sábado será realizado um novo Dia D, e o Posto Central estará aberto das 8h às 12h. O objetivo é facilitar a situação das pessoas que não podem se deslocar durante a semana, apesar de o Posto Central estar todos os dias úteis aberto até às 19h. Caso haja disponibilidade de vacinas após o período, os municípios poderão ampliar o público da vacinação para crianças de cinco a nove anos e adultos com idades entre 50 e 59 anos. Mais informações pelo telefone 3981-1136.
Levantamento da última sexta-feira (01/06):
Trabalhadores da saúde: 109,8%
Puérperas: 107,84%
Indígenas: 100,00%
Com 60 anos ou mais: 83,47 %
Professores: 71,08%
Gestantes: 60,65 %
Crianças de 6 meses até 5 anos incompletos: 49,85%
Locais de vacinação
CAMI/Alto da Bronze – 14h30min às 17h
ESF Moinhos – 9h às 11h30min e 13h30min às 16h
ESF Imigrantes – 9h às 11h30min e 13h às 14h30min
ESF Indústrias – 9h às 12h e 13h às 15h
UBS Boa União – 9h às 14h
UBS Central – 7h às 19h
UBS Auxiliadora – 7h às 14h
Unidade Móvel de Saúde – Dias e locais do atendimento de rotina
Texto: Ascom Estrela