quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Agronegócio

Expofesta buscou destacar produção local

29 de maio de 2018
em Agronegócio, Imigrante, Os Vales em Notícia, RS
0 0
0
Expofesta buscou destacar produção local
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Expofesta ocorreu de 9 a 13 de maio (Foto: Luise Tombini)

Pela primeira vez, Imigrante contou com uma exposição de animais realizada na 3ª Expofesta de Imigrante. A iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico contou com o apoio da Cooperativa Languiru e de produtores rurais.

Foram expostas diversas espécies de animais, destacando-se bovinos, ovinos, caprinos, coelhos, galináceos e peixes. A equipe da Agricultura ressalta que a mostra foi pensada de acordo com a realidade do município e dentro das possibilidades legais, nas normas da inspetoria veterinária.
Também houve um grande cuidado com os próprios animais. Havia um cuidador em tempo integral para evitar qualquer tipo de situação que pudesse ser prejudicial aos animais expostos. O que foi um ponto positivo relatado pelos produtores.

Elmar Kohl, um dos maiores produtores de leite do município, disponibilizou três novilhas da raça holandesa para a exposição realizada na Expofesta. Segundo ele, foi um dos estandes que tiveram muita visitação no período da feira.

Kohl relata que desde 2009 trabalha em sua propriedade com melhoramento genético para os animais, e que a exposição possibilitou que fossem feitos diversos contatos, possibilitando negócios futuros.

O produtor também afirma que em uma próxima oportunidade, irá participar novamente e disponibilizar mais animais. “Agradeço à Secretaria e à Prefeitura como um todo, que sempre nos auxiliaram nestes 30 anos de município. Os programas para os agricultores sempre nos ajudaram muito, pois antes da emancipação era muito difícil sermos atendidos”, ressalta Kohl.

O Secretário da pasta, Guinter Hart, em nome de toda a equipe, agradece a colaboração de todos que trabalharam para que fosse possível realizar a mostra de animais. “Foi uma grande experiência, que pretendemos expandir nas próximas edições, buscando valorizar sempre mais nossos produtores rurais”, ressalta ele.

Feira do Produtor e agroindústrias

Outra novidade foi a participação da Feira do Produtor na terceira edição da Expofesta, junto ao estande da Emater-RS/ Ascar de Imigrante. Os produtos expostos fazem parte do cultivo agroecológico realizado no município.

Conforme a técnica em agropecuária, Cristiane Dexheimer, o estande da Emater foi muito visitado durante a Expofesta, e a feira do produtor que ficou neste espaço, foi bastante prestigiada por consumidores locais e visitantes. “O objetivo neste ano foi mostrar a produção de Imigrante em homenagem aos 30 anos e nada melhor que levar a feira do produtor para Expofesta, pois desta forma valorizamos a produção, o produtor e damos visibilidade a feira que ocorre toda quarta e sexta feira a tarde”, comenta.
Uma das famílias que expôs seus produtos foi a de Lurdes Beatriz Andrade. Atualmente, sua produção principal é de feijão vagem e tomate cereja, mas ela também produz tomate, fisalis, hibisco, rúcula, agrião do seco, pepino, batata doce, batata doce, batata yacon, cará, pimentas, entre outros.

Para Lurdes, foi muito importante e participação em uma feira dessas proporções, pois até mesmo pessoas de Imigrante desconheciam a grande variedade de produtos que são vendidos na feira do produtor. “Foi importante também para divulgar nossos produtos para pessoas de fora do município, como exemplo, o hibisco. Muitos não conheciam e pediam explicações para que é usado, isso é bom, talvez nunca venham diretamente na feira, mas ao encontrar nossos produtos nos mercados, comprarão para experimentar e assim aumentaremos nossa clientela”, ressalta.

A Emater/RS-Ascar juntamente com a Secretaria da Agricultura também auxiliaram na organização do espaço das agroindústrias, entre elas esteve a Sítio Sabor Colonial, que produz derivados de farinha como pães e congelados.

Uma de suas proprietárias explica que a feira é uma forma de valorizar as agroindústrias locais, e divulgar os produtos. “Também é uma forma de incentivar as agroindústrias, mostrar que dá certo, e principalmente destacar a participação de jovens na propriedade rural”, explica.

Texto: Ascom Imigrante

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}