Em uma reunião de emergência no Centro Administrativo de Bom Retiro do Sul na manhã desta segunda-feira, 28, ficou definido pelo Executivo Municipal, Legislativo e comissão formada emergencialmente, que as aulas na Rede Municipal de Ensino – escolas e creches – estão suspensas entre a terça-feira, 29 de maio, até a sexta-feira, 1° de junho.
O motivo da suspensão das atividades é em decorrência da greve dos caminhoneiros, que está afetando o abastecimento de combustíveis, alimentos e produtos essenciais à manutenção de diversos serviços no âmbito do município desde a última semana. O desabastecimento interfere também no deslocamento dos profissionais da educação e na prestação do transporte escolar.
Participou da reunião o prefeito Edmilson Busatto; o vice-prefeito Eder Ciceri; o presidente da Câmara de Vereadores, Airton Giacomini; os vereadores Antônio Manoel Pereira, Antônio Gilberto Portz, Alessander Negreiros Fritscher, Adilson Evandro Martins e Filipe Turatti; a Secretária de Administração e Planejamento, Neuza Fell; a Coordenadora da SMEC, Martinha Maria Dullius; diretores das escolas municipais e estaduais; representantes das empresas de transporte de passageiros do município e do Sindicato Calçadista. A decisão de suspensão dos serviços foi unânime entre os presentes, em decorrência da situação que o município e o país vivem no momento.
Conforme a SMEC (Secretaria Municipal de Educação e Cultura), na terça e na quarta-feira, as escolas municipais da cidade estarão atendendo os pais das 8h às 11h da manhã. No período da tarde, estarão fechadas. A Escola Anita Ferreira de Moraes no Faxinal estará fechada.
Na quinta-feira, 31, (feriado nacional de Corpus Christi) e na sexta-feira, 1° de junho, as escolas estarão fechadas. Na sexta-feira, às 14h, uma nova reunião será realizada no Centro Administrativo entre o Executivo, Legislativo e demais entidades para reavaliar a situação dos serviços suspensos.
O atendimento ao público no Centro Administrativo segue inalterado durante a semana. Os Postos de Saúde do Centro e do Bairro São Francisco estarão atendendo normalmente. Os serviços na Secretaria de Obras e Agricultura estão suspensos. Carros oficiais e ambulâncias serão utilizados apenas em casos de urgência/emergência.
Texto: Ascom Bom Retiro do Sul