

Nesta sexta-feira (18), é dia Nacional da Luta Antimanicomial que marca a construção da Reforma Psiquiátrica, a qual repudia o isolamento e reclusão de indivíduos nos manicômios e reforça a busca pela humanização, o cuidado em liberdade e a inserção do indivíduo na sociedade.
Em apoio a este importante serviço, a Secretaria Municipal de Saúde convida a todos para participarem do 1º Loucos pela Vida, evento que será idealizado em prol da promoção e valorização da vida e do cuidado em liberdade!
O evento iniciará às 14hs no Parque Pôr do Sol, e contará com a presença da Escola do Chimarrão de Venâncio Aires, além de serviços gratuitos de maquiagem e massagem, alongamento com educador físico, brinquedos infláveis e fala de profissionais sobre a Luta Antimanicomial e da Valorização da Vida!
Para o psicólogo Leandro Inácio Walter, Coordenador Psicossocial, o dia Nacional da Luta Antimanicomial é uma proposta para que os pacientes tenham tratamentos menos agressivos, humanizados e com tratamentos sem uso de métodos violentos e invasivos. “São ações que reforçam o tratamento alternativo com o uso racional de medicação, acompanhados de outros cuidados na rede de saúde próxima de suas residências. É também uma forma de os reinserir na comunidade com internação em leitos psiquiátricos em hospitais gerais”, destacou.
Estes serviços e atendimentos são cobertos pelo SUS, que é universal e uma conquista da sociedade, onde a saúde é um direito constitucional para todos.
Toda a comunidade está convidada a prestigiar e participar de uma tarde alegre, leve e com boas conversas. Leve sua cadeira, cuia e térmica. Haverá água quente e erva mate disponível no local.
Texto: Ascom Bom Retiro do Sul