De segunda (16) à quarta-feira (18) houve a continuidade do Programa de Turismo Rural de Marques de Souza, que é uma parceria da Prefeitura com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Neste mês foi trabalhado o Módulo de Acolhimento no Meio Rural, que visa preparar o empreendedor para recepcionar e identificar os locais onde estão seus estabelecimentos para melhor atender e situar os visitantes.
Na segunda-feira pela manhã foi realizada a parte teórica, e à tarde iniciaram as atividades práticas. No espaço coberto da Secretaria de Assistência Social e Cras, os participantes do grupo de turismo rural confeccionaram placas rústicas de identificação de suas propriedades. “O atendimento ao visitante é essencial. O empreendedor de turismo tem que ser dinâmico, saber se expressar e oferecer um local aconchegante. Proporcionar bons momentos. E essas placas rústicas já são uma parte das boas vindas, uma maneira de conquistar o cliente”, diz a turismóloga do Senar Claudiana Y Castro.
Na terça-feira ocorreram orientações técnicas, a finalização das placas e visitas técnicas. Já na quarta o grupo foi conhecer o roteiro Caminhos da Forqueta, em Arroio do Meio que oferece visitação ás igrejas, museu, apiário, alambique, café colonial, restaurante, horta orgânica, relógio de chás, compostagem orgânica, trilha e mirante.
O que ocorre é um trabalho de aperfeiçoamento e conhecimento para que Marques de Souza possa aproveitar da melhor maneira possível seu potencial turístico rural e oferecer este serviço com qualidade para os visitantes.
Texto: Ascom Marques de Souza