Aprofundar o debate sobre turismo e desenvolvimento sustentável é uma das propostas do Fórum Gramado de Estudos Turísticos. O evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de abril, em Gramado, foi oficialmente lançado na terça-feira (27), durante café da manhã no Galpão Crioulo do Palácio Piratini.
Um dos principais polos do turismo brasileiro, Gramado recebe seis milhões de turistas por ano. Por isso, segundo o presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Fernando Boscardin, é hora de fazer uma reflexão. “É preciso que as cidades atendam bem aos turistas, mas também aos moradores que estão ali o ano inteiro. Gramado está no limite. A discussão é exatamente essa: somos um case de sucesso nacional e até mundial de turismo, mas precisamos parar para discutir o futuro. O que queremos daqui a 10 anos? Que estrutura queremos? Como sustentar tudo isso? Então, o fórum é justamente para ouvir, debater, dividir experiências. Temos que encontrar o caminho do meio”, explicou.
O secretário da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Victor Hugo, fez uma comparação entre o debate proposto pelo fórum e a atual situação do Rio Grande do Sul. “É uma grande iniciativa propor essa discussão quando as coisas ainda estão bem. Gramado é uma referência no turismo, mas se deu conta de que precisa pensar na sustentabilidade e no futuro. Durante muitos anos, o Rio Grande do Sul cresceu e incentivou o crescimento. Mas não pensou no futuro. Talvez, se tivéssemos feito lá atrás a reflexão e as mudanças que hoje o nosso governo está fazendo, a situação não estaria tão difícil”, declarou.
A legislação e os marcos regulatórios para destinos turísticos também serão discutidos. Serão três dias de debates e palestras com especialistas do setor, incluindo turismólogos, economistas, empresários e gestores públicos do Brasil e de outros países.
O governador José Ivo Sartori destacou a importância do turismo para a cultura e a economia da Serra e do estado e elogiou a iniciativa. “Esse fórum representa uma oportunidade única para aproximar, debater, construir e ampliar as perspectivas sobre a indústria turística. E mais: oferecendo conhecimento acadêmico e prático aos participantes. Eu sempre digo que precisamos integrar esforços para desenvolver nossos patrimônios turísticos de maneira eficiente e sustentável. Vivemos um momento de passagem no Rio Grande. Mas, apesar das dificuldades, o setor turístico é um ambiente promissor que deve ser sempre apoiado e estimulado”, destacou.
O Fórum Gramado de Estudos Turísticos é uma realização do SindTur Serra Gaúcha e conta com o apoio da prefeitura e da Câmara de Vereadores de Gramado. As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site do evento, onde também está a programação completa.
Texto: Ascom RS