O cronograma está definido até o mês de agosto. Em maio, dia 8, o grupo falará sobre nutrição e amamentação. Dia 5 de junho será a vez do assunto puericultura. No mês de julho o público-alvo se reunirá para debater os cuidados com o recém-nascido, focando na amamentação, documentos, vacinas e cuidados com as mamas. Em agosto, dia 14, os benefícios legais e leis envolvendo o acompanhamento nortearão o encontro.
O objetivo é possibilitar o intercâmbio de experiências e conhecimentos, promover a compreensão do processo de gestação. Na oportunidade, informações sobre as diferentes vivências podem ser trocadas entre as mulheres e a equipe dos profissionais da saúde, que orientam as futuras mamães, pais e familiares durante as fases gestacionais. Os encontros são abertos à comunidade e ocorrem no auditório da Unidade Básica de Saúde.
Conforme a técnica em enfermagem e coordenadora da iniciativa, Eliane Neuhaus, a alteração do horário busca aproximar ainda mais o relacionamento a dois nesta fase tão importante da casa de um casal. “Queremos mostrar que os pais, tanto a mãe como o pai, têm papel fundamental no desenvolvimento do bebê, seja durante a gravidez ou após ela. São nestes momentos de conversa que trocamos experiências, explicamos e sentimos as necessidades que envolvem a família”, sustenta.
Texto: Ascom Colinas