Os empregados dos 55 municípios que integram o Escritório Regional de Lajeado da Emater/RS-Ascar estiveram reunidos na segunda-feira (19) com o presidente da Emater/RS, Clair Kuhn. e com os diretores técnico e administrativa, Lino Moura e Silvana Dalmás. O objetivo do encontro – realizado no Auditório Itália, da Prefeitura de Encantado – foi debater com os extensionistas as ações realizadas em 2017 e o planejamento para 2018, resgatando o que foi construído junto aos públicos assistidos e também destacando as principais conquistas para a manutenção do serviço de extensão rural.
Na primeira parte do encontro, os gerentes regionais, Marcelo Brandoli e Carlos Lagemann, apresentaram um panorama das atividades realizadas na região em diversas áreas, como segurança e soberania alimentar, bovinocultura de leite, agroindústria familiar, horticultura, piscicultura, erva-mate, carvão vegetal, energia solar, solos, secagem e armazenagem de grãos, apiculcura e meliponicultura. “Essa é uma forma de demonstrar, de maneira muito resumida, a dinâmica de trabalho local, com a valorização das ações e conquistas nos vales do Taquari e Caí”, destacou Lagemann.
Como exemplo, na região, são mais de 21 mil famílias atendidas pelo serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters). Já os números relativos aos projetos de crédito – mais de 5.400 elaborados, que aportam para a região cerca de R$ 175 milhões de reais em recursos – também foram destacados pelas gerências. As ações do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar do Governo do Estado, os mais de dez grupos de trabalhos formados desde 2016, além de outras estratégias construídas no planejamento de 2018, também foram lembrados durante a apresentação.
Em um segundo momento foi a vez do presidente e dos diretores se manifestarem. Kuhn valorizou os extensionistas da região pelo empenho e dedicação em levar as políticas públicas aos agricultores, e também pelo esforço no dia a dia. “Não estaríamos aqui se não fosse a qualidade do trabalho de vocês, que gera credibilidade para a nossa Instituição”, salientou. O presidente brincou, ao afirmar ter entrado na “casa” como “um professor de educação física desconhecido para sair um ‘extensionista diplomado’”.
Também apresentou conquistas dos últimos três anos, especialmente em temas como renovação do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (filantropia), atuação junto ao Governo Federal, recuperação do orçamento para a Extensão Rural, melhorias nas tecnologias de informação, ações em gestão e fortalecimento das parcerias, entre outras. A fala da diretora administrativa foi ao encontro da de Kuhn. Silvana agradeceu o esforço dos empregados na superação das adversidades – especialmente as financeiras. “Nunca é demais lembrar o quão importante foi o trabalho de vocês”, comentou.
Para Silvana, a oportunidade com a diretoria também representa a possibilidade de mostrar a situação atual da Instituição. Além da previsão de receitas e despesas que comporão o fluxo de caixa do fechamento desta gestão, a diretora reforçou a conquista do orçamento estadual para a entidade em 2018 – cerca de R$ 205 milhões. “Este valor só foi possível pelo resultado alcançado por vocês”, comentou a ela, lembrando o fato de, em 2015, o repasse ter sido de R$ 140 milhões. Ainda valorizou o empenho de todos para que se alcançasse uma economia R$ 50 milhões no custeio nos últimos três anos.
Fechando a manhã, Moura apresentou os principais resultados em relação àquilo que foi planejado em Aters – o que envolve desde a definição das diretrizes institucionais, bem como a Missão e Visão, até a necessidade de se trabalhar com indicadores de resultados. Cenários, definição de metas, revisões do planejamento, resultados em comunicação e valorização da área social também foram destacados pelo diretor técnico. “Temos orgulho daquilo que realizamos, que foram ações consistentes e com afinação entre extensionistas e agricultores”, enfatizou.
Na parte da tarde houve a entrega, por parte do gerente de comunicação, Marco Medronha, dos certificados para os empregados que concluíram o curso de Produção de Rádio. Já o gerente de Tecnologia da Informação, Alexandre Mibielli, realizou a entrega de tablets para representantes dos 55 municípios – devendo o dispositivo facilitar tarefas diárias como preenchimento de planilhas e acesso a informações. O dia foi fechado com uma rodada de perguntas e respostas sobre temas diversos, como reposição de empregados, formas de ampliação do orçamento, relacionamento com lideranças, entre outros.
Texto: Ascom Emater