A tarde de sexta-feira (08) foi de comemoração para a família Bazanella de Colinas. Na ocasião, em evento realizado na Câmara de Vereadores, os empreendedores Milton e Márcia Bazanella receberam das mãos do gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, e do assistente técnico regional da área de Organização Econômica da Emater/RS-Ascar, Alano Tonin, o certificado que torna a agroindústria MM Embutidos oficialmente apta nas esferas financeira, sanitária e ambiental, para a realização de suas atividades.
Orgulhoso pela obtenção do documento que inclui o empreendimento no Programa Estadual de Agroindústria Familar (Peaf) da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) do Governo do Estado, Bazanella, que produzia linguiça mista e carne defumada de maneira informal há mais de 20 anos, já projeta a ampliação do mercado. “Hoje vendemos para o comércio local e diretamente para o consumidor cerca de 200 quilos de produtos por mês”, comenta, destacando ainda o potencial instalado para quadruplicar esta oferta. Outros produtos, como, salsichão, torresmo e morcilha devem fazer parte do futuro mix do empreendimento, localizado na Linha 31 de Outubro.
A ampliação do mercado e da oferta de produto para além dos limites do município também passa pela obtenção do documento que possibilita a venda via Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf). Ação que, de acordo com o prefeito Sandro Herrmann, já está encaminhada. “Com o Sistema de Inspeção Municipal (SIM) já instalado e o processo de adequação dos empreendimentos já em andamento este deve ser um passo que logo será dado e que contribuirá para alavancar as nossas agroindústrias”, ressalta.
Na ocasião Brandoli valorizou a conquista dos empreendedores, que, agora, comercializam um produto com alto valor agregado, de qualidade e, em muitos casos, diretamente para o consumidor. “E isso só é possível com um bom trabalho em parceria entre Emater/RS-Ascar, Prefeitura e outras entidades ligadas ao setor”, comentou, lembrando ainda o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF) da SDR do Governo do Estado como ferramenta importante para uma boa gestão das propriedades rurais.
Texto: Ascom Emater