Na noite da terça-feira (05), no Hotel Vallér em Lajeado, foi realizado o lançamento do projeto “Caminhadas autoguiadas no Vale do Taquari”. O evento contou com a presença da Emater/RS-Ascar, Agentes de viagens, Empreendedores, Gestores Públicos e Imprensa.
O projeto foi apresentado pelo presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Rafael Fontana e pelo coordenador do Projeto Passeios na Colônia, Alício de Assunção. Fontana destaca o trabalho em conjunto entre a Amturvales, o poder público, e a iniciativa privada para a criação de projetos inovadores como este que foi lançando na noite. “A partir da iniciativa do Alício queremos juntos transformar a região, no Vale das Caminhadas, pois temos aqui um excelente potencial turístico no cenário do turismo rural. A região é composta por exuberante natureza, lindas paisagens, a fauna, a flora, montanhas, lagos, rios, cachoeiras, cascatas e farta gastronomia”.
Serão confeccionados alguns materiais de apoio, como a folheteria individual com mapa e informações dos atrativos que fazem parte do trajeto, e placas de sinalização para orientação. Cada caminhante que realizar a caminhada receberá uma caderneta do Caminhos autoguiados do Vale do Taquari, que será carimbada em cada trajeto. Serão disponibilizados cerca de 500km para caminhadas pelo Vale do Taquari.
Para receber a implantação do projeto o município deverá estar associado na Amturvales. A coordenação será de Alício de Assunção e a execução em conjunto com a equipe técnica da Amturvales, Passeios na Colônia, Municípios e Emater/RS-Ascar.
O primeiro passeio autoguiado será colocado em prática no dia 17 de dezembro, em Tamanduá, interior de Marques de Souza. O trajeto de 13,2 quilômetros, permite que os caminhantes percorram o trajeto pela rua principal da localidade, entre às 7h e 18h, sem o auxílio de condutores, se orientando apenas por placas indicativas, localizadas às margens da estrada geral.
Além do exercício para o corpo e a mente, o caminho permite que os participantes possam contemplar belas paisagens naturais, matas nativas, arroios, igrejas históricas, ferrarias, residências antigas, agroindústrias, armazéns e contatar com um povo acolhedor e simples. Um roteiro que te faz voltar no tempo.
Para saber mais
Realizado desde 2011 no Vale do Taquari, conforme o idealizador do programa, Alício de Assunção, a ideia é expandir o número de trajetos disponíveis para visitação na região, com a colocação de placas indicativas, sem a necessidade de um guia. Nos seis anos do projeto, já foram realizadas 96 caminhadas em 32 municípios do Vale do Taquari, com a adesão de aproximadamente 12,5 mil pessoas de todo o Rio Grande do Sul.
Texto: Portal Região dos Vales/Turismóloga Lizeli Bergamaschi