quinta-feira, 15 de outubro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Brasil

Brasil tem 30 mil crianças de cinco a nove anos no mercado de trabalho

30 de novembro de 2017
em Brasil, Geral
0 0
0
0
COMPARTILHAMENTOS
8
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter

No Brasil, em 2016, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada ontem (29) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de um total de 40,1 milhões de crianças e adolescentes no grupo de 5 a 17 anos, 1,8 milhão estavam no mercado de trabalho. O nível de ocupação para esta população foi 4,6%, principalmente concentrado no grupo de idade de 14 a 17 anos. Entre as crianças de 5 a 9 anos de idade, 0,2% encontrava-se ocupada em 2016, ou aproximadamente 30 mil crianças, enquanto no grupo de 10 a 13 esse percentual era de 1,3% ou aproximadamente 160 mil crianças. De 14 a 15 anos, 6,4% dos jovens estavam ocupados (430 mil) e de 16 a 17 anos eram 17% (cerca de 1,2 milhão).

As crianças pretas ou pardas eram maioria entre as ocupadas, representando 64,1%. Entre as crianças ocupadas de 5 a 13 anos, 71,8% eram pretas ou pardas, e para o grupo de 14 a 17 anos, o percentual de pretas ou pardas foi de 63,2%

Na média, no Brasil, 81,4% das crianças e adolescentes ocupados frequentavam a escola no ano de 2016. A desagregação por grupo de idade mostrou que 98,4% das crianças de 5 a 13 que se encontravam ocupadas frequentavam a escola. Para o grupo de 14 a 17 esse percentual foi 79,5%. Das crianças de 5 a 17 anos ocupadas que frequentavam a escola, 94,8% estudavam na rede pública e 5,2% na rede privada.

Dentre as pessoas ocupadas de 5 a 13 anos de idade, apenas 26% recebiam remuneração enquanto as demais não a recebiam. Já no grupo de 14 a 17 anos, 78,2% recebiam remuneração, enquanto os demais não.

A agricultura era a principal atividade das crianças trabalhadoras de 5 a 13 anos, concentrando 47,6% delas. Já para os ocupados de 14 a 17 anos, a principal atividade era o comércio, com 27,2% deles. Além disso, enquanto 66% do grupo de 14 a 17 estavam ocupados na condição de empregado, 73% das crianças de 5 a 13 anos ocupadas eram trabalhadores familiares auxiliares.

Dentre os ocupados de 14 e 15 anos de idade na posição de empregado, 89,5% não tinham carteira de trabalho assinada. Entre os jovens empregados de 16 e 17 anos, o percentual dos que tinham registro em carteira foi de 29,2% em 2016, os demais não eram registrados.

O rendimento médio mensal real habitualmente recebido de todos os trabalhos pelas pessoas de 5 a 17 anos de idade, ocupadas na semana de referência, com rendimento de trabalho em 2016, foi estimado em R$ 514. O número de horas efetivamente trabalhadas na semana de referência por cada grupo obedeceu a um movimento crescente, registrando jornadas semanais de 8 horas, em média, para os menores (de 5 a 9 anos) e de 28,4 horas, em média, para os maiores (de 16 e 17 anos).

A região com maior proporção de trabalho infantil entre as crianças de 5 a 13 anos de idade foi a Norte, com nível de ocupação deste grupo de 1,5% (aproximadamente 47 mil), seguida pelo Nordeste, com 1% (cerca de 79 mil). Já o trabalho entre os adolescentes de 14 a 17 anos foi proporcionalmente maior na região Sul, com 16,6% no nível de ocupação.

Do total de crianças e adolescentes que estavam no mercado de trabalho em 2016, 34,7% eram mulheres e 65,3% eram homens.

Texto: Agência Brasil

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}