Um encontro entre o governo municipal e representantes do Fórum das Entidades de Lajeado na manhã da quinta-feira (23) marcou a conclusão do trabalho das lideranças empresarias e sindicais na revisão do Plano Diretor e das perspectivas para Lajeado 2040. Após cinco meses de reuniões periódicas, as quais tiveram o acompanhamento de técnicos do município e do secretário de Planejamento, Rafael Zanatta, o grupo liderado pelo Sinduscom-VT entregou oficialmente ao prefeito Marcelo Caumo e à vice Gláucia Schumacher o resultado do estudo desenvolvido pela engenheira civil e doutora em urbanismo Giovana Ulian, da Biossplena Projetos Ecodinâmicos. A partir de uma metodologia baseada em cálculos de indicadores de desenvolvimento urbano, foram elaboradas proposições e sugeridas ações focadas no desenvolvimento da cidade.
Ao apresentar mapas com as análises e protocolar o documento com as conclusões obtidas, o Fórum disponibiliza ao município informações que complementam o projeto em andamento do consultor contratado e equipe interna da prefeitura, objetivando auxiliar na formulação da legislação que determinará as diretrizes para o futuro do município. Giovana destacou que o trabalho foi árduo, mas que ele irá contribuir para a construção de uma cidade mais dinâmica, que tenha visão de futuro e que possa colher boas iniciativas de investimentos.
“Que os empreendedores locais ou de fora que queiram investir em Lajeado possam ter mais certeza de seus negócios e que os bairros e as comunidades possam se fortalecer, e assim produzirmos uma cidade melhor”, desejou. A profissional resumiu algumas das proposições que refletem o que o grupo considera mais importante para o município. Ela também explicou que os 27 bairros foram agrupados em sete unidades territoriais de planejamento, sendo que para cada uma foi pensada uma vocação de desenvolvimento. “Entendemos que todas devam ter seu comércio, indústria e serviços com uma vocação de desenvolvimento, como inovação, educação, logística. E que dentro delas tenha centralidades, as tornando mais independentes que do Bairro Centro”, exemplificou. Ainda foram comentadas soluções viárias e de mobilidade e a sugestão de que as vias não sejam fechadas no município, mas conectadas com a região, tendo em vista Lajeado ser a cidade polo do Vale do Taquari.
“A cidade vai ganhar muito porque estão todos pensando no seu crescimento”, sentenciou o prefeito. Ele elogiou e comemorou a iniciativa: “Talvez nem dos melhores cenários poderíamos projetar isso que está acontecendo, concluindo uma etapa onde se convergem o projeto concretizado com a reunião de todas essas entidades com o trabalho da Prefeitura e a Univates”. Segundo o secretário do Planejamento e Urbanismo, Rafael Zanatta, praticamente todo o material será aproveitado pela Administração Municipal, tendo em vista a complementaridade em relação ao que já tinha sido definido. “Agora podemos pensar em um comitê gestor do plano, com certeza com a participação de todas as entidades, para que se consiga encontrar alternativas de implementação, e com o poder público não ficando trancado, como muitas vezes acontece porque está sozinho”, disse.
O diretor do Sinduscom-VT, Jairo Luiz Valandro, comemora os resultados e comenta a boa expectativa em relação à valorização do que foi feito por parte da Prefeitura. “Já vínhamos construindo as ideias de forma antecipada em conjunto, e houve grande abertura para colaborar e fazer ajustes. Alguma coisa a gente foi um pouco além e trouxe novidades”.
Representante da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) – uma das 14 entidades integrantes do Fórum -, Walter Schwingel afirmou que o projeto também traz perspectivas de fora do contexto que já vem sendo trabalhado. “Influencia para que se complemente com novas ideias, o plano seja mais rico e ainda dê espaço para que todos os entes envolvidos possam pensar Lajeado pra frente”.
Texto: Ascom CDL Lajeado