terça-feira, 10 de março de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Agronegócio

Safra de inverno é finalizada com projeção de prejuízo devido a intempéries

27 de novembro de 2017
em Agronegócio, RS
0 0
0
Safra de inverno é finalizada com projeção de prejuízo devido a intempéries
0
COMPARTILHAMENTOS
0
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Instituição deve divulgar uma avaliação final para a safra de inverno 2017 com as devidas observações (Foto: Adriane Bertoglio Rodrigues)
Instituição deve divulgar uma avaliação final para a safra de inverno 2017 com as devidas observações (Foto: Adriane Bertoglio Rodrigues)

Com a safra finalizada ou quase concluída, resta aos produtores de trigo do Rio Grande do Sul computar os prejuízos com as lavouras. De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado na quinta-feira (23) pela Emater/RS-Ascar, todas as culturas de inverno enfrentaram problemas devido às intempéries, fato que resultou em produtividades abaixo do esperado inicialmente, além de qualidade inferior do produto. Na próxima semana, a Instituição deve divulgar uma avaliação final para a safra de inverno 2017 com as devidas observações. Em princípio, todas elas apresentam números negativos.

Com a colheita da cevada devendo acabar neste final de semana, alguns produtores estão utilizando a cultura como forragem para o gado leiteiro devido à baixa qualidade dos grãos, que foi bastante afetada pelas condições climáticas, o que levou os produtores a solicitarem Proagro. Já concluída a colheita da canola, também com produtividade abaixo das expectativas iniciais, os produtores estão desestimulados com a cultura, pois problemas com o clima, solos e comercialização ocorridos nesta safra propiciaram uma nova reflexão sobre o próximo plantio em 2018. Terminada a safra da aveia branca, também com baixo rendimento e produto de menor qualidade, grande parte da cultura está sendo destinada à alimentação animal.

Culturas de verão

A semeadura do milho atingiu 94% da área estimada para esta safra. Em relação às áreas já plantadas, 65% encontram-se em desenvolvimento vegetativo; 23% em floração e 13% em enchimento de grãos. Por enquanto, as condições são consideradas ideais para o desenvolvimento da cultura, com as lavouras apresentando excelente aspecto fitossanitário na maioria dos casos. Nas áreas irrigadas, também seguem em pleno e vigoroso desenvolvimento as lavouras em geral implantadas um pouco mais tarde, para aproveitar a época de luminosidade mais intensa e temperatura mais elevada.

Continuam aceleradas as operações de dessecação e semeadura da nova safra de soja, com o estado alcançando 48% da área já implantada, estabelecendo-se um pouco abaixo da média dos cinco anos anteriores, que é de 52%. Em algumas situações pontuais, o atraso na colheita do trigo fez com que alguns agricultores optassem por plantar logo após a dessecação dessa cultura de inverno, o que pode trazer problemas no controle de plantas daninhas em pós-emergência. As lavouras já plantadas estão com boa germinação. No geral, elas são formadas com emprego de um bom nível tecnológico por parte dos produtores, o que tem propiciado excelente desenvolvimento inicial.

Com a pouca chuva ocorrida nos últimos dias, principalmente na Metade Sul do estado, os orizicultores puderam dar novo impulso no plantio da safra 2018. Tanto a Fronteira Oeste como a Sul praticamente encerraram as atividades, atingindo percentuais que se aproximam de 100% de área semeada. Como média estadual, o percentual atinge 88%, aproximando-se bastante da média dos últimos anos, porém abaixo dos 94% verificados na safra passada para o mesmo período.

Frutícolas

Na Serra, as variedades mais tardias de caqui ainda se encontram na fase de florescimento e as mais precoces no período da limpeza das frutas e sua fixação. Condições climáticas com chuvas periódicas e consideráveis volumes, dias com bastante insolação e temperaturas noturnas baixas vêm favorecendo bastante o desenvolvimento e a manutenção da sanidade das plantas. Por outra parte, o pegamento das frutas pode ser afetado justamente por essa ocorrência frequente de baixas temperaturas. Grande preocupação continua sendo a incidência da mancha preta (antracnose), principalmente nos pomares de polpa escura. Para prevenção, alguns produtores chegam a executar elevado número de tratamentos do dossel, elevando bastante os custos de produção e também o volume de princípios ativos liberados no meio ambiente.

Na Região Sul do estado, pomares de pêssego estão na fase de frutificação e plena colheita, que vem se intensificando. Quando comparada às anteriores, a safra está adiantada em torno de 20 dias. Intensificam-se os tratamentos fitossanitários nos frutos, visando ao manejo e ao controle da principal doença, a podridão parda dos frutos. Essa situação também ocorre no tratamento e manejo da mosca das frutas, principal praga da cultura.

Olerícolas

Segue de maneira bastante intensa o plantio de batatas nos Campos de Cima da Serra, atingindo 40% da área a ser implantada. As baixas temperaturas frequentes, em outubro e novembro, vêm afetando sensivelmente a cultura; em partes de algumas lavouras mais precocemente cultivadas, as geadas causaram queimaduras nas ponteiras das batateiras.

Órgãos de fiscalização ambiental estão impondo restrições na abertura de novas áreas sobre o campo nativo. Após uma safra frustrada quanto à precificação, bataticultores demonstram otimismo no tocante ao rendimento das lavouras e à valoração dos tubérculos. Nas lavouras mais adiantadas, a prática cultural de controle/prevenção de fitopatias está sendo efetivada.
Apicultura

Com a boa floração, os produtores têm colocado melgueiras, fazem revisão nos apiários e estão extraindo mel. Apicultores transferem enxames para caixas novas e/ou reformadas, troca de caixilhos entre colmeias fortes e fracas para equalizar enxames. Alguns apicultores com mais tecnologia fazem o manejo de troca de rainhas. O panorama entre regiões é muito heterogêneo: em algumas áreas há boa oferta de néctar e em outras não é tão abundante.

Texto: Agência Brasil

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}