Com o propósito de capacitar e orientar os profissionais da indústria, comércio e serviços de Santa Clara do Sul sobre a conjuntura econômica do país, o governo municipal traz ao município uma das referências no setor em nível nacional, a doutora Patrícia Palermo.
O evento ocorre na próxima terça-feira, dia 21, no Clube Centro de Reservistas, com início previsto para as 19h30min. Todos os empresários e funcionários que atuam no município estão convidados a participar. A entrada é gratuita.
Eleita a Economista do Ano em 2016, Patrícia fará uma apresentação do momento econômico atual e sua interface com o cenário político, além de abordar as perspectivas de curto e médio prazo para a economia brasileira. Outro tema a ser debatido é o impacto da situação nacional na dinâmica das empresas.
De acordo com a secretária municipal de Gestão e Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Mallmann, a palestra “O que esperar do Brasil em 2018” integra as ações do Programa Santa Clara Tem Valor, que visa qualificar o comércio local, aumentar a receita e fortalecer a economia do município.
A palestrante
Patrícia Palermo é doutora em Economia Aplicada pela UFRGS e professora Universitária da ESPM/São Francisco de Assis e da Uniritter. Foi eleita em 2016 como Economista do Ano pelo Conselho de Economia do Rio Grande do Sul.
É uma das autoras dos livros “A crise econômica internacional e os impactos no Rio Grande do Sul” e “O Rio Grande Tem Saída?”. Desde 2011 é a economista-chefe do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac. E em 2017, recebeu o prêmio “Mulheres que Inspiram” da Revista Donna, do Grupo RBS, devido seu destaque profissional.
O programa
Lançado em agosto, o Santa Clara Tem Valor buscou, num primeiro momento, provocar a reflexão do empresariado e da comunidade em relação à necessidade de mudanças conceituais para alcançar melhores resultados nos setores econômicos.
Depois, criou-se um ciclo de palestras com seis módulos sobre contemporaneidade, atendimento com excelência, gestão de processos e financeira, comunicação e formas de agregar valor ao comércio. Feito isto, iniciou-se curso de gestão visual.
Outro destaque foi a implantação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Comdescla), que serve como interlocutor entre poder público e comunidade, e define a aplicação dos recursos. Para este fim de ano estão previstas ações de marketing para estimular os consumidores a comprarem no município e exigirem nota fiscal.
Texto: Ascom Santa Clara do Sul