Desde o começo de 2015 a Emater/RS-Ascar e a Escola de Educação Especial Reino da Criança, de Bom Retiro do Sul, tem realizado uma série de ações em parceria com o objetivo de promover a cidadania e a inclusão social de pessoas com deficiência, que integram a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Na quinta-feira (09), com o apoio das extensionistas da Emater/RS-Ascar Letícia Mairesse e Sandra Rieth, um grupo de 15 alunos participou de uma oficina de plantio de temperos, flores e hortaliças em horta vertical.
Na ocasião foram repassadas informações relativas aos materiais necessários para a construção da horta – canos de PVC, terra e mudas – e sobre como executar o plantio de forma correta. Para a professora Márcia Wermann, o trabalho com a terra traz uma série de benefícios, acalmando e alegrando os alunos da Apae. “As ações com a Emater sempre significam, para eles, um ‘dia diferente’, de aprendizado, de diversão e de estímulo à autonomia já que todos, sem exceção, participam do projeto”, comenta.
Além de oficinas de plantio de mudas, outras atividades, com temas como separação correta do lixo, construção de uma composteira, aproveitamento de alimentos, elaboração de balas de mel e confecção de artesanatos também buscam orientar para o uso sustentável dos recursos naturais e para o estímulo no que diz respeito aos cuidados com o meio ambiente. “Para nós, a realização de ações com a Apae não é apenas gratificante, é revigorante, já que também saímos ‘renovados’ após esse momento de troca com eles”, ressalta Sandra.
A assistente técnica regional da área Social da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira salienta que, no Vale do Taquari, os municípios de Lajeado, Encantado, Taquari e Teutônia também executam projetos em parceria entre as entidades. Já em municípios que não possuem Apae constituída, também são realizadas ações para inclusão de pessoas com deficiência, sendo muitos deles em parceria com os Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “A intenção é a de promover a cidadania e a inclusão social, a partir de atividades de vivência com o envolvimento de todos os alunos”, enfatiza.
Texto: Ascom Emater