Quatro estados brasileiros foram visitados pelo presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas e pelo gerente da Divisão Comércio e Marketing Produtos Suínos, Paulo Weingartner. Entre os dias 14 e 18 de agosto, clientes e representantes da força de vendas foram visitados numa agenda dinâmica, que incluiu roteiro nos estados do Pará, da Paraíba, de São Paulo e do Rio de Janeiro.
O roteiro iniciou-se em Belém, na capital paraense, com reuniões de negócios junto ao representante Celso Kloss e aos proprietários do Grupo Líder, maior rede supermercadista do Pará, Oscar Rodrigues e Orimar Rodrigues. De acordo com Freitas, o encontro revelou-se um aprendizado sobre varejo e de como um grupo pode atingir seus objetivos com determinação, fixando sua marca e tornando-se líder de mercado. “Ficamos muito honrados com a recepção do sr. Oscar, um homem que construiu uma história de referência, sólida e vencedora através de seu negócio, o Grupo Líder, com quem a Dália possui uma parceria sólida já há uma década”. Ainda em Belém, também foram visitados os clientes Temístocles Pereira, da Fribel Distribuidora de Alimentos; e Luciano Pereira, da Ceará Frangos.
Na capital paraibana, João Pessoa, o encontro ocorreu com a Guapo Representações, no qual esteve presente o fundador Lourivaldo Vieira, o diretor Marcelo Vieira. A Guapo é representante da marca Dália para todo o Nordeste e mantém parceria com a cooperativa gaúcha há 20 anos.
Na oportunidade foram reunidas as principais redes de supermercados locais e distribuidores atacadistas para o lançamento de uma campanha de marketing da Dália para o estado da Paraíba. “O plano da Guapo vai ao encontro do Planejamento Estratégico 2014/2020 elaborado pela Direção da Dália, em que uma das metas é tornar a marca reconhecida em todo o país”, diz Freitas, evidenciando a parceria longa, duradora e de sucesso com a Guapo.
Encerrada a agenda no Norte e Nordeste, Freitas e Weingartner deslocaram-se até a região Sudeste. No Rio de Janeiro, capital, presidente e gerente visitaram o escritório da filial e também e o Centro de Distribuição (CD) terceirizado. Eles foram recepcionados pelo supervisor Regis Lorenzi; pela auxiliar Administrativa, Andrea Lorenzi e pelo encarregado da Logística, Luis Alberto de Oliveira.
O roteiro encerrou-se com visita à filial em São Paulo, na cidade de Mogi das Cruzes, onde foram recebidos pelo supervisor Davi Weingartner e pelo supervisor comercial Tiago Kunzler. Em São Paulo, a Dália também possui um CD terceirizado.
O foco do tour, segundo Freitas, foi verificar, in loco, como os parceiros, clientes e consumidores desses estados estão inseridos no mercado, além de conhecer a presença e a penetração da marca Dália nas regiões Norte, Nordeste e Sudeste. “A crise econômica e política que assola o país modificou a economia e o mercado de alimentos. Por isso, cumprimos agenda nesses destinos, a fim de conversar e organizar um diagnóstico acerca das ameaças e oportunidades, pontos fracos e fortes e os mecanismos para enfrentar e se adaptar a essa realidade”.
Em relação à crise, Freitas acrescenta que “percebemos que é intensa e impacta de forma diferente em cada região. O que se pode perceber foi que no Norte e no Nordeste o consumo de alimentos manteve-se estável, enquanto no Sudeste e no Sul a crise chegou de forma mais intensa, com redução do consumo de alimentos”.
Outro ponto que chamou a atenção de Freitas e de Weingartner foi a credibilidade que a marca Dália tem nas regiões visitadas. “Os produtos Dália têm um conceito muito forte e positivo. No Norte e Nordeste, principalmente, contatamos que há um mercado promissor, inclusive para expandirmos e ampliarmos nosso mix de produtos, algo que já estudamos concretizar”.
Texto: Ascom Dália Alimentos