quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Editorias Agronegócio

Reunião em Ilópolis apresenta diagnóstico da cadeia produtiva da erva-mate

17 de agosto de 2017
em Agronegócio, Ilópolis, Os Vales em Notícia
0 0
0
Reunião em Ilópolis apresenta diagnóstico da cadeia produtiva da erva-mate
0
COMPARTILHAMENTOS
7
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Cadeia produtiva da erva-mate esteve em discussão (Foto: Divulgação)
Cadeia produtiva da erva-mate esteve em discussão (Foto: Divulgação)

Uma reunião envolvendo integrantes da cadeia produtiva da erva-mate do polo ervateiro do Alto do Vale do Taquari foi realizada na sexta-feira (11), na Câmara de Vereadores de Ilópolis. O objetivo do encontro foi apresentar a comunidade ervateira regional os resultados do diagnóstico realizado no final do último ano e que nortearão as ações a serem executadas dentro do Programa Gaúcho Para Valorização e Qualificação da Erva-Mate, do Governo do Estado.

O objetivo dessa etapa, ressalta o gerente regional da Emater/RS-Ascar, Marcelo Brandoli, é contemplar as prioridades a serem trabalhadas, a partir da validação feita pelos representantes da cadeia produtiva – sejam eles produtores, viveiristas e representantes de indústrias ou de entidades ligadas ao setor. “A reunião também permitiu definir as estratégias a serem adotadas para a execução destas prioridades com calendarização de novos encontros como parte deste planejamento”, salienta Brandoli.

Na ocasião foram apontados pontos fortes e fracos em temas como boas práticas agrícolas, boas práticas de fabricação, certificação e cenário geral. “Assim, temas como profissionalismo do setor, qualificação da mão de obra, fortalecimento das ações de assistência técnica, certificação de ervateiras, melhoria da matéria-prima e das instalações das ervateiras e uso indiscriminado de agroquímicos, serão trabalhados em atividades futuras”, comenta o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Ilvandro Barreto de Melo.

As ações para cada temática serão calendarizadas como estratégia para ajuste do fluxo e da execução de cada atividade. Melo salienta que o programa possui três fases distintas. “A primeira delas, de diagnóstico e validação dos resultados foi realizada por meio deste encontro”, comenta. Os próximos passos, de acordo com o agrônomo, envolvem o planejamento estratégico e a execução das ações que, posteriormente serão aplicadas, monitoradas e avaliadas e, caso seja necessário, corrigidas.

De acordo com Brandoli, o retorno possibilitado pelo diagnóstico tem fundamental importância uma vez que, por meio do trabalho em parceria, será possível alcançar um dos principais objetivos do Programa Estadual, que é o de melhorar a qualidade dos produtos da erva-mate, fortalecendo assim a cadeia produtiva como um todo. “No fim todos ganham, com o agricultor tendo mais produtividade e renda, a indústria melhorando as suas práticas e o consumidor tendo acesso a uma erva-mate de mais qualidade”, comenta.

O evento contou com a presença de outras lideranças locais e regionais, entre elas o prefeito de Ilópolis, Edmar Rovadoch; a secretária executiva do Sindicato da Indústria do Mate do Estado (Sindimate), Isabel Paludo e o assistente técnico estadual de Erva-Mate da Emater/RS-Ascar, Antônio Borba. Borba repassou os objetivos da política pública de Estado, reforçando o potencial de crescimento e fortalecimento do setor, a partir da execução das ações previstas pelo Programa.

Texto: Ascom Emater

 

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}