A Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) vai realizar solenidade de posse de escritores como acadêmicos da entidade. O evento está marcado para o dia 25 de julho, quando é comemorado o Dia do Escritor. O início será às 19h30min tendo por local o Teatro do CEAT, localizado na rua Bento Gonçalves, Centro, Lajeado/RS.
A Academia é formada por 40 Cadeiras e 25 estavam ocupadas. Na Assembleia realizada dia 8 de junho foram aprovados nove nomes e um havia sido aprovado em dezembro do ano passado. “Ainda permanecem vagas cinco cadeiras”, observa o presidente da Alivat, Deolí Gräff. Ele salienta que com a posse dos novos acadêmicos também são preenchidos os nomes dos patronos, que são escolhidos entre escritores falecidos com notória atuação no Vale do Taquari.
“Com o ingresso de mais dez escritores a Academia ganha em representatividade e maior abrangência regional”, destaca Gräff. Ele cita que a escolha dos nomes foi realizada através de criteriosa seleção. O processo para ingressar na Alivat está estabelecido no Estatuto da entidade. A apresentação de candidatos deve ser feita por acadêmicos para o presidente e ele convoca reunião de diretoria para fazer a admissão. Na etapa seguinte é feito a análise do currículo literário, a conduta pessoal e o envolvimento comunitário. Na etapa final do processo acontece em assembleia da entidade para a análise individual e a votação. Somente depois de aprovados, os escolhidos são convidados e recebem a informação da sua aprovação. A Academia conta com uma relação de 270 escritores atuantes no Vale do Taquari e entre eles foram selecionados os dez que serão empossados.
O mesmo acontece com os patronos, que foram escolhidos entre uma lista de mais de 170 escritores falecidos. “Além da contribuição literária, foram levados em conta outros aspectos como o seu envolvimento e participação na comunidade”, destacou Gräff.
O acesso a solenidade de posse é livre e sem a cobrança de ingresso. Todas as pessoas que gostam de literatura e tem admiração pelos autores podem participar do evento.
Assumirão cadeira na Alivat dez escritores com seus respectivos patronos e número da cadeira:
30- João Manoel Moraes da Silva – Roca Sales
– Genuíno Antônio Ferri (Gino Ferri)
31– Beatris Francisca Chemin – Sério/Lajeado
– Albano José Mallmann
32– Dirce Becker Delwing – Lajeado
– Darcy Nivaldo Schmidt
33– Alexander Perandin Moreira – Estrela
– Walmor Bergesch
34– Silvana Rossetti Faleiro – Progresso/Lajeado
– Adroaldo Mesquita da Costa
35 – Roque Danilo Bersch – Arroio do Meio
– Arnaldo Bruxel
36 – Marcos Rogério Kreutz – Lajeado
– Rudolfo Maria Rath
37– Lucildo Ahlert – Westfália/Lajeado
– Arno Sommer
39– Marcos Bastiani – Muçum
– Nilo de Miranda Ruschel
40 – Wanderlei Thewes (Xumby) – Arroio do Meio
– José Helmuth Körbes
Texto: Ascom Alivat