O Projeto Vida de Lajeado comemora 25 anos de fundação em 2017. Com o objetivo de tirar das ruas, as crianças que ficavam pedindo dinheiro e comida, surgia em 1992 o Projeto Vida do bairro Santo Antônio. A iniciativa acolhia no turno oposto ao da escola as crianças que se encontravam em situação de vulnerabilidade social e sem atividades. Com os bons resultados obtidos na comunidade, os bairros São José, Campestre, Moinhos, Santo André e Conventos também receberam unidades do Projeto nos anos seguintes.
Atualmente, as seis unidades do Projeto Vida atendem 710 crianças entre 5 e 12 anos que necessitam de atendimento nos turnos opostos ao das aulas. Professores da Secretaria da Educação (SED), agentes socioeducativos e estagiários realizam as atividades com os jovens. São oferecidos trabalhos manuais, oficinas pedagógicas de temas de casa, reforço de aprendizagem, oficinas de artesanato, confecção de horta, práticas de esporte e música, com instrumentos como violão, flauta e canto coral. Os jovens que participam do projeto também recebem duas refeições diárias. Todas estas atividades visam enriquecer o desenvolvimento integral das crianças, melhorar os resultados da escola, proporcionar o convívio harmonioso com os colegas, a troca de experiências e o brincar saudável.
“O simples fato de não vermos estas crianças na rua pedindo favores já é uma enorme satisfação. Estamos ocupando o tempo que antes elas tinham livre e proporcionando aprendizados para a vida. Aqui, as crianças aprendem tanto as artes manuais quanto as sociais. Elas sairão do Projeto Vida com o conhecimento básico para obter sucesso na vida profissional”, disse Denise Rodrigues, coordenadora do Projeto Vida.
O Projeto é mantido pela SED, que custeia o quadro profissional, alimentação, instalação física e mobiliários. Além disso, o projeto recebe apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Lajeado (COMDICA) e de outros parceiros, como Lions Clube, Rotary Club de Lajeado e times de futebol.
Para celebrar os 25 anos, serão realizadas atividades especiais ao longo do ano nas unidades do Projeto Vida. Na semana entre os dias 22 e 27 de maio, foram organizadas oficinas específicas de brincadeiras saudáveis, em apoio a Semana Mundial do Brincar, sob o tema “O brincar que encanta o tempo”. Em todas as unidades foi incentivada a prática de brincadeiras em grupo sem o uso de tecnologias, com o objetivo de mostrar a possibilidade de diversão com simples brincadeiras.
Texto: Ascom Lajeado