Empresários e produtores rurais de Teutônia receberam, no dia 24 de maio, os troféus de Prêmio Destaque 2016, em evento organizado pelo setor de ICMS da Prefeitura de Teutônia e que marcou os 36 anos do município. Na ocasião, foram premiados aqueles que tiveram o melhor desempenho em seis categorias: Empresarial Geral, Empresarial Simples Nacional, Produção Primária, Prestação de Serviços, Imposto Sobre Serviços e Empregos.
O prefeito de Teutônia, Jonatan Brönstrup, destacou a importância da homenagem, afirmando ser um justo reconhecimento de tudo que foi construído pela indústria, comércio, prestadores de serviços e, acima de tudo, pelos empresários rurais que tanto trabalham para alcançar os seus objetivos. Disse que é fundamental valorizar os “batalhadores” que, no dia a dia, enfrentam dificuldades para manter as portas de suas empresas abertas e as propriedades rurais em plena produção. “Tudo isso permite que o município tenha recursos para investir nas mais variadas áreas, em especial na saúde, educação e segurança pública, onde temos grandes desafios”, avaliou.
A Certel Energia obteve o 1º lugar na categoria Prestadores de Serviços – Anexo 2 da Guia Modelo B. A Certel conquistou o 13º lugar na categoria Imposto Sobre Serviços, 6º lugar na categoria Prestadores de Serviços – Anexo 2 da Guia Modelo B e 13º lugar na categoria Empresarial Geral. Já a Certel Artefatos de Cimento foi classificada em 9º lugar na categoria Empresarial Geral.
Brönstrup enfatizou que o cooperativismo, como o praticado pela Certel e por outras agraciadas, está impregnado no DNA do município de Teutônia. Isso, segundo ele, tem sido um exemplo todos os dias, porque as cooperativas se associam para resolver situações que fazem parte do cotidiano das pessoas. “As cooperativas nos ensinam que é importante estarmos unidos para avançar e vencermos os desafios que temos pela frente. Teutônia é um município que cresce justamente por esse potencial empreendedor, cooperativista e associativista”, pontuou.
De acordo com o prefeito, o momento é importante, porque Teutônia avança de uma cidade de pequeno para médio porte. “E aí surgem alguns desafios que precisam ser enfrentados de frente e, certamente, nos inspiramos muito na iniciativa privada, nas cooperativas e associações”, afirmou.
Para o presidente da Certel, Erineo José Hennemann, as classificações das diversas atividades da cooperativa demonstram a sua importância para o desenvolvimento de Teutônia e da região. Hennemann dedica os prêmios a cada um dos mais de 60 mil associados, distribuídos em 48 municípios do Estado, e agradece a todos que confiam na Certel. “A cooperativa tem 61 anos dedicados ao fortalecimento socioeconômico, e este reconhecimento concedido pelo Prêmio Destaque 2016 nos encoraja a continuarmos lutando por serviços cada vez melhores e que atendam às necessidades do quadro social”, enalteceu.
Texto: Ascom Certel