sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Estrela

Avança projeto de revitalização da área da Cascata Santa Rita

26 de abril de 2017
em Estrela, Os Vales em Notícia, Turismo
0 0
0
Avança projeto de revitalização da área da Cascata Santa Rita
0
COMPARTILHAMENTOS
1
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Cascata deve voltar a receber investimentos e maior circulação de pessoas (Foto: arquivo Prefeitura de Estrela)
Cascata deve voltar a receber investimentos e maior circulação de pessoas (Foto: arquivo Prefeitura de Estrela)

A exploração e consequente revitalização da área do Monumento Cascata Santa Rita como fonte de recursos, atração turística e empregos é buscada novamente pelo governo de Estrela. O edital para exploração da área de 16,4 mil m² na Linha São Jacó, também local da antiga usina geradora de energia, tem empresa vencedora: a Salis Engenharia, com sede em Porto Alegre. O termo de Concessão da área, assinado na última semana, vigorará pelo período de dez anos, contados da assinatura do contrato, podendo ser prorrogado por igual período.

A cascata ganha atenção da Administração no sentido de buscar a sua revitalização, numa tentativa de aproximação da população estrelense com o local e de atração de visitantes, repetindo o sucesso já ocorrido com a Escadaria do Rio Taquari, na rua Arnaldo José Diel. O processo licitatório elaborado em 2016, quando o atual secretário da Fazenda, Henrique Lagemann, era o responsável pela Secretaria da Cultura e Turismo, teve o resultado homologado no fim de março. A empresa da capital gaúcha foi a única a apresentar proposta e a cumprir as exigências do edital, entre elas o Plano de Manejo. A mesma foi então avaliada por uma junta formada por técnicos, biólogos e engenheiros do município. Com a assinatura do contrato licitatório, a empresa poderá partir para as próximas etapas, entre elas buscar a liberação de órgãos como a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e outros processos burocráticos. Expectativa é que até início de 2019 o local já esteja em operação.

A empresa vencedora do processo de concessão deverá realizar e respeitar o Plano de Manejo, comprovando o trabalho realizado através de laudos técnicos assinados. Deverá permitir o acesso à área para visitação e lazer e a exploração comercial poderá ser através de: criação de área de lazer familiar; exploração de potencial hidroelétrico; criação de parque temático. A empresa também será responsável pela segurança dentro da área de concessão e obtenção das licenças ambientais pertinentes ao interesse de exploração comercial, bem como para a execução do Plano de Manejo.

Retorno

O valor do projeto apresentado pela empresa foi estimado em R$ 5 milhões, visando a recuperação ambiental do local, como também a sua exploração comercial. Entre as exigências da licitação está a de oferecer, de forma gratuita, área de lazer aos visitantes e investir no Plano de Manejo, o que engloba a área de entorno. Também repassar percentual da arrecadação do Imposto de Renda para o Fundo Municipal da Cultura e três salários mínimos mensais para o Fundo Municipal do Meio Ambiente. Em contrapartida poderá buscar a exploração da Usina Hidrelétrica, com sua reativação. “Muitos se assustam quando se fala em usinas. Mas para o local será excelente. Não influenciará a queda da cascata, pois só utilizará a corrente local, e metros depois, com muitos cuidados, ou seja, só trazendo benefícios”, destaca Lagemann. “Tanto que nossa iniciativa é vista como inédita e está recebendo atenção da Secretaria Estadual de Minas e Energia, que poderá usá-la como modelo para outras situações parecidas no Estado.”

Texto: Ascom Estrela

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}