O objetivo do recadastramento é revisar os dados listados no sistema e que estão desatualizados há mais de dois anos e averiguar eventuais discordâncias no sistema do governo federal com as informações declaradas pelas famílias. O CRAS recomenda que todas as alterações que ocorram nas famílias sejam informadas e atualizadas no CadÚnico o mais breve possível, não devendo esperar o período de atualização cadastral. São exemplos de alterações mudança de endereço, de renda e nova composição familiar.
As famílias que necessitam fazer o recadastramento de dados serão notificadas por meio de carta enviada pelos Correios a partir dos próximos dias. A recomendação é que elas entrem em contato com o CRAS mesmo antes de receber a notificação para confirmar se precisam realizar a atualização este ano.
Confira os documentos necessários de todos os membros das famílias para fazer a atualização dos dados:
– Identidade;
– CPF;
– Título de eleitor (acima de 16 anos);
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Carteira de trabalho (assinada ou não);
– Comprovante de renda, pensão, aposentadoria ou seguro-desemprego;
– Comprovante de frequência escolar;
– Comprovante de residência;
Para atendimento, as famílias dos bairros Planalto, Igrejinha, Olarias, Imigrante, Centenário, Santo André e Campestre devem se dirigir ao Cras Planalto – Espaço de Todos Nós (fone 3982-1133). Já as famílias dos demais bairros de Lajeado devem comparecer ao Cras Centro – Espaço da Cidadania (fone 3982-1308). É necessário que a atualização seja agendada pelos telefones informados.
Texto: Ascom Lajeado