A Prefeitura de Lajeado, através da Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sthas), iniciou recentemente a exumação de 126 corpos do cemitério municipal localizado no Bairro Florestal. A medida se faz necessária para viabilizar a construção de 256 gavetas mortuárias normais e outras 44 gavetas do tipo ossário. Para comunicar as famílias sobre a exumação das pessoas que foram enterradas no cemitério, edital foi publicado em jornal de grande circulação no município. Comunicados também foram dispostos nas unidades básicas de saúde para reforçar a divulgação.
Os restos mortais estão sendo devidamente identificados, para que posteriormente sejam dispostos nos ossários. “Estamos com apenas 12 gavetas disponíveis e precisamos urgentemente iniciar a obra de ampliação”, afirma o responsável pelo cemitério, Anuar Machado dos Santos. Ele revela que cerca de 20 túmulos se encontravam sem qualquer tipo de identificação. “Fotografamos os túmulos e catalogamos os corpos com o máximo de informações que podemos”, revela Machado. Segundo ele, ao longo dos anos, o objetivo é transformar todo cemitério em túmulos do tipo gaveta, a fim de ampliar o espaço disponível.
A expectativa é que as obras de construção das gavetas sejam iniciadas na próxima semana. Serão investidos R$ 341 mil na construção das gavetas, e outros R$ 39 mil no trabalho de exumação. O trabalho possui amparo legal para ser realizado, sendo que há, inclusive, a lei municipal nº 10.007, de 24/12/2015, que proíbe o enterro de uma segunda pessoa em túmulos já construídos no referido cemitério. Os familiares que desejam saber onde serão dispostos os restos mortais de seus entes devem entrar em contato com a Sthas através do telefone 3982 1093.
Texto: Ascom Lajeado