Após décadas de reivindicações comunitárias que pleiteavam uma nova ponte sobre o arroio Saraquá, na divisa entre os bairros Moinhos D’Água e São Bento, foi anunciada na quinta-feira (13) o início das obras. A ordem de execução foi assinada a poucos metros da antiga ponte: durante a singela cerimônia do anúncio, as assinaturas foram feitas sobre uma pedra localizada às margens da ERS-413.
O anúncio de início das obras, cuja licitação já havia sido concluída e cujo contrato estava suspenso, foi feito pelo Secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen. O prefeito, Marcelo Caumo, a vice-prefeita, Gláucia Schumacher, o deputado estadual Edson Brum, secretários municipais, vereadores, lideranças do Daer, líderes comunitários e representantes da Premold, empresa responsável pela execução da obra.
A nova estrutura será erguida a um custo de R$ 870 mil, e a contrapartida do município será o aterramento das cabeceiras das ponte. Hoje, a estrutura permite a passagem de um único veículo por vez, o que provoca filas em ambos os lados. Com a construção da nova ponte, que ficará à esquerda da atual (no sentido Lajeado-Santa Clara), será possível a passagem simultânea de veículos em sentidos opostos.
– O Estado vive momentos de muita dificuldade. Fazer gestão é fazer escolhas. Se estamos anunciando esta ponte é porque estamos deixando de fazer outras. Então, essa obra é fruto da mobilização dessa comunidade – declarou o Secretário Estadual dos Transportes, Pedro Westphalen.
A empresa tem até 30 dias após a assinatura para começar os trabalhos, mas a estimativa é que as obras sejam iniciadas antes do final do mês. O prefeito, Marcelo Caumo, enalteceu a contribuição de toda a comunidade e das lideranças para a concretização deste projeto, que era uma promessa de campanha.
– Cada um aqui tem o seu papel para que essa ponte fosse construída. E é uma obra muito importante, não só para a nossa comunidade, como também para os vizinhos de Santa Clara do Sul. Agradecemos a todos que participaram, que cobraram, que se mobilizaram. A força comunitária é muito mais importante do que qualquer vaidade. Por isso, temos todos que comemorar – avaliou Marcelo Caumo.
A obra
– A ponte terá 30 metros de comprimento e 5,60 metros de largura
– Capacidade para suportar até 45 toneladas (contra 36 toneladas da ponte atual)
– Será erguida ao lado da antiga estrutura, o que não atrapalhará o fluxo de veículos no local
– Após ser iniciada, a previsão de conclusão é de cerca de 180 dias.
Texto: Ascom Lajeado