A Secretaria Municipal de Saúde iniciou nesta semana a vacinação contra o Influenza. Primeiro para os profissionais da área da saúde do município, que atuam em hospital ou unidades. A partir do dia 17 com os demais grupos de risco. A expectativa do departamento é vacinar até nove mil adultos e crianças. A campanha se estende até o dia 26 de maio.
A vacinação será realizada em todas as Unidades de Saúde. Destaque para a sala exclusiva à vacinação na sede da Secretaria Municipal, no Bairro Oriental, que será utilizada até para desafogar o movimento nos outros pontos, principalmente o Posto Central (Rua Coronel Brito, 1058), que seguirão com seu atendimento normal. Os profissionais da área da saúde, primeiro grupo a ser vacinado, está orientado para se dirigir à sede da pasta, ou até o Centro de Atendimento Materno Infantil.
Grupos de risco
A partir do dia 17 será aberta a vacinação para os chamados grupos de risco. Encaixam-se grávidas em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto (incluindo as que tiveram aborto e perda fetal); idosos com 60 anos ou mais; crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, professores das escolas públicas e privadas, população indígena e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Mais informações pelos telefones 3981-1136 (Secretaria da Saúde) e 3981-1118 (Posto Central).
SAIBA MAIS
Locais de vacinação
– Centro de Atendimento Materno Infantil (Bairro Alto da Bronze – ao lado do Hospital): 8h às 11h; 13h às 17h30min
– CAPS (Centro – ao lado da praça Menna Barreto): 8h30min às 13h
– UBS Boa União (Bairro Boa União): 9h às 14h
– Posto Central (Rua Coronel Brito): 7h às 19h30min (prioridade para as crianças)
– ESF Indústrias (Bairro Indústrias): 9h às 12h; 13h às 14h30min
– ESF Moinhos (Bairro Moinhos): 9h às 11h30min; 13h30min às 16h
– ESF Imigrantes (Bairro Imigrantes): 9h às 11h30min; 13h30min às 16h
– UBS Auxiliadora (Bairro Auxiliadora): 7h às 14h
– Unidade Móvel : Interior, junto ao atendimento médico da unidade.
– Secretaria Municipal da Saúde (Bairro Oriental, Rua General Osório, 4270): 8h às 11h30min; 13h30min às 19h30min
Portadores de doenças que devem buscar a vacinação
– Doença respiratória crônica: Asma em uso de corticóide inalatório ou sistêmico (moderada ou grave); DPOC; Bronquiectasia; Fibrose Cística; Doenças Intersticiais do pulmão; Displasia broncopulmonar; Hipertensão arterial Pulmonar; Crianças com doença pulmonar crônica da prematuridade.
– Doença cardíaca crônica: Doença cardíaca congênita; Hipertensão arterial sistêmica com comorbidade; Doença cardíaca isquêmica; Insuficiência cardíaca
– Doença renal crônica: Doença renal nos estágios 3,4 e 5; Síndrome nefrótica; Paciente em diálise.
– Doença hepática crônica: Atresia biliar; Hepatites crônicas; Cirrose.
– Doença neurológica crônica: condições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológica; considerar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, Indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla, e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; Deficiência neurológica grave.
– Diabetes: Diabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos.
Imunossupressão : Imunodeficiência congênita ou adquirida; Imunossupressão por doenças ou medicamentos
– Obesos: Obesidade grau III.
– Transplantados: Órgãos sólidos; Medula óssea.
– Portadores de trissomias: Síndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias.
OBS: A apresentação da prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades, durante a campanha. O médico deverá colocar o nome da doença ou o CID na prescrição da vacina.
Texto: Ascom Estrela