Quase mil voluntários participaram da 11ª edição do “Viva o Taquari Vivo” na manhã do sábado, 25 de março. O número marca o recorde de participantes destes 11 anos da ação e confirma que o programa transformou-se em mobilização regional, com forte e crescente apoio da comunidade. Participaram da ação os municípios de Estrela, Lajeado, Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul e Venâncio Aires.
O movimento contou com a participação de entidades, empresas, organizações, proprietários de embarcações e cidadãos que receberam instruções de segurança, equipamentos de proteção e embalagens. Foram recolhidos mais de 3.950 quilos de resíduos dentro e nas margens do rio Taquari.
Os materiais coletados variaram entre embalagens plásticas usadas, garrafas pet, ferro, madeira, tecidos, sapatos, pneus, sofás, papelão, isopor, vidros, pilhas e baterias, entre outros. A metodologia de separação, classificação, pesagem e tabulação dos resíduos esteve a cargo da bióloga e mestre em Ecologia da Univates, Cátia Viviane Gonçalves. No total das onze edições, foram retirados do rio quase 37 toneladas de lixo.
Taquari-Antas
Em 2016, o projeto ganhou uma nova dimensão. Os 120 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica Taquari-Antas, de acordo com a sua realidade, reproduziram ações semelhantes simultaneamente ou o farão no decorrer do ano.
A ação, originada na Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) como voluntária pessoa jurídica da Unidade da Parceiros Voluntários (UPV) Lajeado, foi criada para construir uma nova relação de nossa sociedade com o rio Taquari e seus afluentes, provocando a reflexão para a consolidação da consciência “preservacionista” na região. Ano após ano, a comissão organizadora registra o aumento do voluntariado interessado em defender e preservar o rio.
Atividades
A professora e rotariana Ana Cecilia Togni e convidados conduziram a roda de conversa “histórias do rio”. Participaram da atividade estudantes, crianças, adolescentes e comunidade em geral. Ocorreu também a distribuição gratuita do livro da “História da Bacia Hidrográfica”.
Os participantes e crianças puderam pintar um painel com foto do rio Taquari, com o uso de tintas naturais, todas feitas com elementos da natureza. No quadro, cada voluntário deixou um pouco de si. O painel ficará exposto na Sema e Secretaria de Educação (Sed) de Lajeado.
A Unimed distribuiu coletores ecológicos em pontos para a utilização da comunidade. A Mostra Espelho, painéis com fotos e dados comparativos dos eventos, ficou exposta nos municípios de Lajeado e Venâncio Aires. Outros municípios também desenvolveram ações durante a manhã do sábado.
Texto: Ascom Acil