A jardinagem tem se tornado uma alternativa na geração de renda para as pessoas que conheçam tecnicamente as tarefas de manter a qualidade dos jardins, cuidando da terra e tratando das plantas. Neste sentido, foi realizado um curso de jardinagem, ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio do Governo de Estrela. Um grupo de 12 pessoas, entre as quais servidores do município, participou da atividade.
As aulas foram teóricas e práticas, ministradas pelo instrutor do Senar, engenheiro agrônomo Marcelo Amaro Müller. O programa abordou diversos assuntos relacionados à jardinagem, como conceitos, as partes das plantas e suas funções, grupos de plantas, plantas perenes e anuais, caracterização dos solos, PH e acidez do solo, adubação, necessidades básicas das plantas, recomendações para a manutenção dos jardins, pragas e doenças, entre outros.
As aulas práticas foram realizadas na Praça Menna Barreto, onde os participantes trabalharam na preparação dos canteiros, recebendo informações sobre paisagismo. Estão sendo utilizadas, em sua maioria, plantas existentes no local. O curso teve a duração de 24 horas/aulas.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela