Uma série de atividades será promovida nos próximos dias para combater o Aedes Aegypti em Santa Clara do Sul. A primeira ação ocorre quarta-feira, dia 30, a partir da 9h, quando a Secretaria da Saúde, a Vigilância Sanitária e as agentes de saúde, com apoio da comunidade, farão um mutirão de limpeza no cemitério situado no centro da cidade. O objetivo é eliminar possíveis focos de mosquito, como vasos, vasilhas e outros pontos em que possa haver água parada.
No mesmo dia, às 13h30min, está programado um pedágio com entrega de material de divulgação para orientar a população sobre como evitar o surgimento de criadouros do inseto que transmite a Dengue. A atividade ocorrerá em frente à Escola Municipal de Turno Integral Professor Sereno Afonso Heisler.
A campanha ainda prevê visitação a todas as escolas do município no dia 1º de dezembro, quinta-feira, momento em que as equipes da Vigilância Sanitária e do programa Estratégia Saúde da Família falarão sobre a importância de todos se unirem entorno do combate à Dengue e para abordar temas relacionados ao vírus HIV, tendo em vista que nessa data é comemorado o Dia Mundial da Luta Contra a Aids.
De acordo com a secretária municipal da Saúde, Helena Herrmann, a comunidade tem papel fundamental na campanha, tendo em vista que a maior incidência de focos está dentro dos domicílios – em torno de 90%. “A principal dica é não deixar água parada nem acumular lixo, impedindo que esses locais se tornem criadouros do mosquito”.
Inclusive, todas as localidades do interior serão orientadas a se envolver nessa ação para eliminar os focos do Aedes Aegypti que, além da Dengue, é causador da Chikungunya e do Zika Vírus. Hoje existem seis armadilhas e cinco pontos estratégicos espalhados pelo município para monitorar o aparecimento de larvas do mosquito.
Dicas de prevenção
– Não deixe, ao ar livre, lixo ou vasilhas que possam acumular água;
– Mantenha calhas, canos e ralos desentupidos;
– Trate a água de piscinas com cloro. Se não estiver usando, mantenha-as cobertas;
– Mantenha garrafas vazias com o gargalo para baixo;
– Esfregue as paredes internas dos bebedouros de animais domésticos semanalmente;
– Não acumule pneus velhos. Se você guardar, deve furá-los ou mantê-los cobertos;
– Mantenha os pratos dos vasos sem água. Escove bem para remover possíveis ovos do mosquito e encha o prato de areia;
– Coloque areia nos cacos de vidro dos muros;
– Tampe caixas d’água, tonéis, barris e latões.
Texto: Ascom Santa Clara do Sul