O Presídio Feminino de Lajeado foi inaugurado na tarde da sexta-feira (25). A ocupação inicia nesta semana, com o ingresso das primeiras 20 detentas que passaram pelo processo de seleção do Poder Judiciário.
O presídio possui 1,3 mil metros quadrados de área construída. Sua capacidade total é de 76 vagas. Conta com sala de aula, ambulatório, gabinete odontológico, sala para atividades laborais e cela adequada a pessoas com deficiência.
A construção durou 15 meses e representou um investimento de R$ 830 mil, sendo R$ 218 mil para o albergue anexo, de 126 vagas, destinado a presos do regime semiaberto. Todo processo foi custeado pela comunidade local.
Schirmer reiterou a relevância da iniciativa de Lajeado, considerada referência. “Queremos avançar ainda mais. Desde já, faço o convite para que, juntos, sejamos pioneiros na implantação do método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) no Estado. Queremos Lajeado ao nosso lado nessa empreitada”, afirmou o secretário. Nesta semana, ele deu início às conversações com o Ministério Público para desenvolver o modelo prisional no RS.
De acordo com a superintendente da Susepe, Ane Marli Stock, o efetivo inicial empregado será de 13 servidores, número considerado adequado à execução dos trabalhos. “Agimos dentro daquilo que competia à instituição, através do remanejamento de agentes do quadro, cumprindo com o que foi acordado entre a Segurança Pública e os demais entes que fizeram parte do processo”, enfatizou.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estado