Com o objetivo de conhecer, valorizar e cuidar do patrimônio material e imaterial do município, por meio do afeto, do amor e do carinho, foi lançado na noite da terça-feira (21), o projeto Eu amo Arroio do Meio. O evento aconteceu na Casa do Museu, na presença de autoridades, parceiros e comunidade em geral, que foram agraciados com a tocante participação do Vocal Nota Livre, sob a regência de Maria Fernanda Giacomet.
O projeto Eu amo Arroio do Meio nasceu a partir de encontros do grupo Conversando sobre Turismo. Numa iniciativa do Poder Público, com intenso envolvimento da comunidade, o grupo reúne-se mensalmente, desde julho de 2015, na Casa do Museu, para pensar ações de incentivo ao turismo local.
“Entre as tantas propostas discutidas e já executadas, Eu amo Arroio do Meio vem da ideia de que planejar o Turismo requer um trabalho inicial com a autoestima da comunidade local”, explica a dirigente cultural Angelica Diefethaler. “Dessa forma, despertar o amor, o carinho e o bem querer pelo lugar que vivemos, valorizando cada canto, recanto e encanto dessa terra e dessa gente, despertando na comunidade local o reconhecimento do nosso potencial material e imaterial, é tão importante quanto trazer o turista”, conclui.
A construção do projeto contou com a colaboração voluntária de profissionais das áreas de marketing e arquitetura, baseado nos letreiros semelhantes espalhados pelo mundo. Com o objetivo de interagir com a comunidade, a campanha envolve fotografia e redes sociais, além do olhar afetivo e subjetivo de cada participante.
Em seu pronunciamento, o Prefeito Sidnei Eckert ressaltou a importância do envolvimento comunitário em Arroio do Meio. “Temos um Município organizado com planejamento e o que dá sentido a esse coração é a continuidade de bons projetos ao longo dos anos, indiferente da troca de prefeitos, assim como o envolvimento da comunidade nas ações propostas”, afirma. “Conversando sobre Turismo nasceu através do diálogo e originou esse belo projeto, que da forma que foi construído, faz muito sentido pelo clima local e realizações recentes”, ressalta. “Podemos nos sentir orgulhosos do Município em que vivemos e ajudamos a construir”, conclui Eckert.
Na mesma ocasião foi lançado o edital de chamamento público para fins de credenciamento de jovens à viagem de intercâmbio para a cidade irmã de Boppard/Alemanha, a realizar-se em julho de 2017. Jovens de 16 a 23 anos de idade, com ensino fundamental completo ou em andamento, interessados em se inscrever para a seleção, devem encaminhar documentação solicitada no edital até dia 5 de dezembro, no endereço e horário determinados. Mais informações pelo fone (51) 3716 1166 ramal 211, ou diretamente na Casa do Museu – rua Visconde do Rio Branco, 604 – atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 16h45min.
Veja como participar do projeto EU AMO ARROIO DO MEIO:
1) Retire um coração de cerâmica na Casa do Museu, produzido por pessoas da comunidade envolvidas nas oficinas gratuitas de cerâmica desenvolvidas no local;
2) Escolha seu (s) local (is) preferido (s) do Município – pode ser sua casa, um ponto turístico, um local da infância – para fazer uma foto e/ou selfie, portando o coração de cerâmica e envie para euamoarroiodomeio@gmail.com
3) Poste a foto e/ou selfie nas redes sociais com a #euamoarroiodomeio
4) Depois do registro, deposite seu coração no “Coraçãodódromo” instalado na Praça Flores da Cunha, juntando-o aos demais corações da comunidade arroio-meense.
Texto: Ascom Arroio do Meio