Numa parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Univates, em fevereiro do próximo ano devem ser iniciadas as atividades no Centro de Atendimento Materno Infantil em Estrela. Nesta semana, a equipe técnica da secretaria, a Assessoria Jurídica do município e os responsáveis pelo projeto, da Univates, reuniram-se para discutir o termo de convênio a ser firmado entre as partes. O Centro vai disponibilizar consultas e procedimentos nas áreas de ginecologia, obstetrícia e pediatria com o objetivo de fortalecer a rede de atenção à saúde e qualificar a atenção primária, ampliando a sua resolutividade.
Conforme a assessora da Secretaria da Saúde, Débora Martins, já existe um local adequado para abrigar o Centro e as tratativas para a locação já estão em andamento. A adequação dessa estrutura – que terá consultórios médicos, sala de grupos e demais dependências – ficará a cargo da Univates, que também fornecerá mobiliário e profissionais. Pelo projeto, o Centro funcionará de segunda a sexta-feira. Num primeiro momento o município fará a transferência, para o Centro, dos profissionais que atuam nas Unidades Básicas. Inicialmente três turnos ficam a cargo da Univates, os quais serão ampliados gradativamente.
“Em longo prazo a ideia é disponibilizar também exames, para que as mulheres tenham todo o atendimento num mesmo local”, ressalta Débora. O Centro Materno Infantil, frisa, vai cuidar e acompanhar as gestantes e as crianças até os dois anos de idade.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Estrela