Mais de 100 mulheres foram ao Posto de Saúde Central na manhã do sábado (15). Na oportunidade foram feitos 70 exames de pré-câncer e solicitadas 70 autorizações para mamografias. A programação especial, oferecida ao público feminino em alusão à mobilização mundial conhecida como Outubro Rosa, visou a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero, que anualmente acomete milhares de mulheres.
Entre os exemplos de prevenção e amor próprio, está Solange Borre Zanotelli (39), moradora do Loteamento Glória, bairro Bela Vista. Após descobrir a presença de nódulos benignos, em 2010, a dona de casa, mãe de três filhos, passou a fazer exames periódicos e encarar a prevenção com seriedade. “É muito importante se prevenir, se cuidar, se amar, porque ninguém vai fazer isso por ti”, ressalta. “A busca pelo conhecimento do próprio corpo é fundamental para detectar quando algo não está bem”, aconselha.
De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Gustavo Zanotelli, o mês de outubro reforça os cuidados com a saúde da mulher, mas as ações seguem o ano inteiro, com mamografias mensais pelo SUS, grupos de saúde preventiva orientados por profissionais preparados, e atendimento especializado nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs), com médica Ginecologista e Obstetra nos bairros. “Outubro é um momento de reforçar o trabalho que realizamos durante o ano inteiro, em promoção à conscientização e saúde preventiva”, afirma.
Saiba mais:
Para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. (Fonte Inca – Instituto Nacional de Câncer).
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio