“São 13 famílias que juntas transformaram-se em uma única família, grande e unida.” Foi assim que o presidente do Condomínio Leiteiro União do Vale, produtor associado Eloir Lohmann, definiu o espírito que norteia as 13 famílias que integram o condomínio com ordenha robotizada da Dália Alimentos, inaugurado na terça-feira, dia 27 de setembro, em Passo do Corvo, interior do município de Arroio do Meio.
O empreendimento, que conta com três robôs na realização da ordenha das vacas, foi entregue aos associados pela cooperativa que investiu R$ 5 milhões na granja dotada de tecnologia de ponta. O valor é financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Este foi o terceiro de um total de quatro condomínios inaugurados pela Dália – já se encontram em funcionamento os de Nova Bréscia e Roca Sales, e com previsão de início das atividades para 2017, o de Candelária.
O presidente Executivo da Dália Alimentos, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, enfatizou que a tarefa de construir uma granja é fácil e que árdua é a tarefa de construir a ideia de associativismo. Agradeceu a parceria dos poderes Executivo e Legislativo para a concretização do projeto. “A Dália tem visão de crescimento e preocupa-se com o desenvolvimento econômico e social de todos os seus associados.”
O representante da DeLaval, Rafael Garcia, disse que a tecnologia está se expandindo e que estes projetos chegam para facilitar a vida do homem no campo. “A tecnologia é uma ferramenta que vem para facilitar o trabalho braçal do produtor em suas fazendas.”
Remetendo-se à importância tecnológica do projeto, o vice-prefeito de Arroio do Meio, Áureo Scherer, colocou que “o primeiro mundo desembarca em Arroio do Meio.” Mencionou, também a parceria de longa data entre o município e a Dália Alimentos. “A cooperativa é uma grande parceira, por isso creditamos tanto orgulho a ela, e também entendemos que produzir alimentos é uma tarefa árdua e uma missão sagrada.”
Representando o Governo do Estado, o secretário do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcisio Minetto, elogiou a iniciativa da Dália, lembrando o pioneirismo e protagonismo da cooperativa em projetar e executar projetos do gênero. “É um grande avanço para a produção de alimentos, tendo em vista que na atualidade os grandes desafios consistem na busca pela eficiência e pelos resultados.”
O presidente do Conselho de Administração, Gilberto Antônio Piccinini, lembrou que um projeto desta grandeza somente é consolidado com muita fé. “A cooperativa pensa projetos para o futuro, com o melhor que há no mundo atualmente, e como a marca Dália possui forte atuação e presença em Arroio do Meio, nada mais justo que também executar um projeto com alta tecnologia aqui. Pretendemos, com este modelo, produzir com escala e qualidade.”
Saiba mais
O Condomínio Leiteiro União do Vale é constituído por 13 famílias associadas dos municípios de Arroio do Meio, Progresso, Travesseiro e Forquetinha. Está localizado em uma área com 4,7 hectares na comunidade de Passo do Corvo, distante cerca de sete quilômetros da sede do município de Arroio do Meio. A obra está concluída e lá já estão alojados alguns animais, devendo aumentar 150 animais, de um total de 262. A diretoria da granja é composta por Eloir Lohmann, presidente; Nestor Bersch, vice-presidente; e Nelson Nicolai, tesoureiro.
A concepção do projeto consiste em juntar pequenos produtores num modelo associativo de produção leiteira, tornando-se único e pioneiro na América Latina. O condomínio dispõe de alta tecnologia empregada, contando com três robôs da marca DeLaval VMS na realização do trabalho diário de ordenha das vacas.
Nova Bréscia e Roca Sales
O primeiro condomínio, batizado de “Condomínio dei Produttori Di Latte Brescia”, foi inaugurado em dezembro do ano passado em Linha Tigrinho Baixo, município de Nova Bréscia, marcando o início do projeto.
O segundo na concepção tecnológica que substitui o trabalho braçal de ordenha pela automatização foi entregue pela Dália Alimentos em Linha Barão do Triunfo, em Roca Sales, no fim do mês de junho. Naquela localidade foi batizado de “Condomínio Florença.” No total são quatro empreendimentos e o último a ser inaugurado será o de Candelária, em Linha Boa Vista, cujas obras civis também estão em fase de execução.
Texto: Ascom Dália Alimentos