A 17ª Expoagro Afubra – 21 a 23 de março de 2017 – contará com uma novidade: pela primeira vez terá um tema central para as atividades da maior feira agrícola voltada à agricultura familiar. O tema – A floresta e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável – foi definido após reuniões internas e também consulta à órgãos e instituições que contribuem para a programação da feira.
Segundo o engenheiro agrônomo Marco Antonio Dornelles, coordenador geral da Expoagro Afubra, o tema oferece oportunidades de diversificação econômica. “Segundo a Associação Gaúcha de Empresas Florestais (Ageflor), a indústria de base florestal instalada é responsável por 4% do PIB estadual. A floresta nativa oferece renda aos produtores ao mesmo tempo que cumpre a sua função fundamental ambiental de proteção de nascentes, matas ciliares e abriga diversas espécies animais e vegetais. Isso tudo associado a geração de rendas das florestas exóticas que geram empregos. Também serão abordados os sistemas de produção que integram na mesma área a produção de floresta com a animal e alimentos, os chamados Sistemas de Integração Lavoura-pecuária-Floresta (ILPF)”, explica Dornelles.
O tema da feira ainda estará presente em fóruns e reuniões de expositores, apresentando o mercado florestal sob forma dos diversos produtos das florestas, como energia, madeira, celulose, alimentos, resinas e essências florestais. “Lembramos que os demais setores da feira, como a Dinâmica de Máquinas, lavouras demonstrativas, Pavilhão dos Animais e da Agroindústrias, demonstração de produtos, máquinas, equipamentos e serviços e palestras técnicas continuam integrando a programação”, garante Marco Antonio Dornelles.
Texto: Ascom Afubra