O Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e a Feira Agro-Comercial – 6ª Edição ocorrem na próxima semana, dias 21 e 22 de setembro, promoção do Colégio Teutônia e parceiros, e terá como tema central “Eficiência nos sistemas de produção de leite”.
O evento marca as comemorações pelo Dia Estadual do Leite em Teutônia. A data é celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro, enaltecendo a importância da bebida para a população e incentivando o consumo do alimento. Bastante diversificada, a programação busca envolver diferentes públicos, desde produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, bem como a comunidade em geral.
Tendo por local o Colégio Teutônia, também haverá espaço destinado a seis agroindústrias familiares com produção de queijo, conservas, embutidos, pães e ovos, além de estações de empresas parceiras do evento e o tradicional concurso de Leite em Metro.
Programação
Realizada no Auditório Central do Colégio Teutônia, a programação inicia na noite de quarta-feira, com recepção, credenciamento e momento cultural a partir das 19h. Em seguida, a partir das 19h30min, ocorre a abertura oficial do Fórum Tecnológico do Leite, seguida de painel, às 20h, sobre “Qualidade do leite, cenário e ações governamentais”, com painelistas representando o Senar, a Emater, a Fetag, o Sindilat e o SDR. O encerramento das atividades será às 22h.
Na quinta-feira, dia 22, às 9h haverá recepção, credenciamento e novo momento cultural no Auditório Central do CT. Das 09h30min às 11h haverá a palestra “Forrageiras para integração lavoura pecuária”, com o professor da UPF e pesquisador da Embrapa, Renato Serena Fontaneli.
Das 11h às 14h acontece o circuito de visitação à Feira Agro-Comercial e Estações Temáticas, disponibilizadas na estrutura interna do CT. Em seguida, a partir das 14h, inicia o painel “Sistemas de produção – relato de experiências”, com a participação de três associados da Cooperativa Languiru que irão apresentar as vantagens e detalhes dos sistemas a base de pasto, Free Stall (galpão de confinamento de animais em sistema de baia/cama individual) e Compost Barn (galpão de confinamento de animais em sistema de cama coletiva). Com a mediação do pesquisador e consultor Lucildo Ahlert, contribuem com depoimentos os produtores Diego Dickel, de Linha Gamela, município de Teutônia; Fábio Secchi e Simone Broenstrup Secchi, de Linha Catarina, Teutônia; e Élio Post e Élia Schossler, de Nova Westfália, Fazenda Vilanova.
“São três modelos de produção distintos, todos em processo de transformação e construção. Procuramos apresentar as características de cada um e os participantes poderão identificar o melhor a ser aplicado no dia a dia das suas propriedades. Mais do que trazer números e dados, os painelistas terão a oportunidade de falar da satisfação e da motivação em trabalhar com o leite, na expectativa de que esta troca de informações possa ser contagiante”, destaca o coordenador geral do Fórum do Leite, professor Márcio Mügge.
Encerrando a programação do evento, haverá o tradicional concurso de Leite em Metro e o sorteio de brindes, a partir das 16h.
Escolinha do Leite
A Escolinha do Leite, coordenada pela Cooperativa Languiru e Colégio Teutônia, considerando a grande demanda de participação de escolas da microrregião de Teutônia, será realizada na quinta-feira e terá uma edição especial que antecede a abertura do Fórum já durante a quarta-feira. As atividades serão desenvolvidas no Miniauditório do CT, das 9h às 11h e das 14h às 16h, nos dias 21 e 22.
Os convites às escolas foram feitos por meio de visitas da comissão organizadora do evento às Secretarias Municipais de Educação. Já estão inscritas cerca de 1,2 mil crianças entre quatro e dez anos de idade, com expectativa de que esse número possa chegar a 1,5 mil jovens estudantes. Entre os municípios já confirmados estão Teutônia, Colinas, Poço das Antas, Paverama, Imigrante, Westfália e Estrela.
As turmas serão divididas em grupos com cerca de 30 crianças, cujo progresso pelo circuito que considera o campo e o setor produtivo, a indústria e o consumo, além de um jogo interativo, deverá levar cerca de 30min, encerrando com degustação oferecida pela Languiru.
A Escolinha do Leite tem por objetivo ensinar, de forma interativa e lúdica, o caminho que o leite percorre da propriedade rural até chegar à mesa do consumidor. Na primeira inserção na programação do Fórum Tecnológico do Leite, na edição de 2015, cerca de 600 estudantes participaram das atividades.
“A receptividade ao projeto iniciado em 2015 foi muito boa e a ideia teve continuidade. É um trabalho com os novos consumidores, destacando a importância econômica, social e nutricional do leite, muito presente no dia a dia de todos”, destaca o gerente da Indústria de Laticínios da Languiru, Lauri Reinheimer.
Mostra de trabalhos de iniciação científica
Anterior ao Fórum Tecnológico do Leite, mas integrando a programação, na segunda-feira, dia 19 de setembro, acontece a Mostra Técnico-Científica dos estudantes da Educação Profissional do CT, trabalhos de sala de aula desenvolvidos com olhar prático para o dia a dia da agropecuária e do agronegócio. O evento será realizado no Auditório Central do educandário, aberto ao público, das 19h às 21h30min.
Serão apresentados seis trabalhos de conclusão de curso, com estudantes de Administração, Agropecuária e Eletromecânica, exposição de seis pôsteres dos cursos de Administração e Agropecuária, além de palestra com profissional veterinário sobre “A importância da iniciação científica na atuação do profissional de nível técnico”.
Mais informações
As inscrições para participar de toda programação do Fórum Tecnológico do Leite – 10ª Edição e da Feira Agro-Comercial – 6ª Edição são gratuitas. Mais informações podem ser obtidas pelo fone (51) 3762-4040, na Secretaria do CT ou pelos e-mails marcio@colegioteutonia.com.br e areatecnica@colegioteutonia.com.br.
O evento é uma realização do Colégio Teutônia, com o patrocínio das cooperativas Languiru, Certel e Sicredi, Nutrifarma/Nuscience, Du Pont/Pioneer e Prefeitura de Teutônia, com apoio de Emater-Ascar/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Fetag-RS, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Regional Sindical Vale do Taquari e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA).
Texto: Ascom Colégio Teutônia