A 8ª edição da Festa Nacional da Erva Mate de Arvorezinha (Femate) foi lançada na tarde da terça-feira (6), no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Para o governador José Ivo Sartori, o trabalho comunitário é um dos fatores fundamentais para a realização dessas iniciativas. “A erva-mate e o chimarrão são símbolos das tradições gaúchas. Logo, é preciso um envolvimento comunitário muito importante, pois essas ações valorizam o trabalho da região”, afirmou.
O município de Arvorezinha tem 22 indústrias que trabalham com erva-mate e é responsável por 40% da produção do estado. Segundo Jonas Fornari Dall’Agnol, presidente da Femate, o lançamento da festa é um momento importante para o município “É uma grande satisfação divulgar o nome do município para todo o estado. Temos uma cultura muito forte, somos um povo simples e humilde, com coragem de querer fazer”, ressaltou. Também estavam presentes na cerimônia os secretários da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo; e da Casa Civil, Márcio Biolchi; além de autoridades locais.
Fundomate
Na ocasião, o governador José Ivo Sartori assinou o regimento interno do Fundo de Desenvolvimento e Inovação da Cadeia Produtiva da Erva-mate (Fundomate), que beneficiará ações, projetos e programas da Política de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Erva-mate.
O fundo será administrado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi) e terá apoio de um conselho deliberativo e da Secretaria Executiva do projeto.
Sobre a Femate
A 8ª edição da Festa Nacional da Erva Mate (Femate) ocorre entre os dia 15 e 18 de setembro, no Parque Municipal de Eventos de Arvorezinha. O festival reúne atrações musicais, gastronomia, teatro e dança, além de eventos destinados ao setor.
Texto: Ascom Estado