A obra que abrigará a nova área de seleção de lixo do Hospital Santa Isabel, do município de Progresso, no Vale do Taquari, segue em ritmo acelerado. Até meados de setembro, o novo espaço deve estar concluído, fruto de um grande movimento da comunidade. Conforme a diretora da instituição, Maria Inês Brancher Schmitt, os R$ 10 mil doados pela Cooperativa de Crédito de Lajeado – Sicredi Vale do Taquari RS foram fundamentais para a concretização do projeto. “Teremos uma área para seleção do lixo reciclável, contaminado e público. É uma obra que beneficia a entidade, mas também a comunidade como um todo, pois contribui para a preservação do meio ambiente”, destaca ela.
O Hospital Santa Isabel foi uma das entidades beneficiadas pelas doações da Sicredi Vale do Taquari à comunidade regional em 2016. Ao todo, quase R$ 100 mil foram distribuídos para 22 projetos, de entidades, escolas, hospitais e associações beneficentes. Conforme o presidente, Adilson Carlos Metz, a cooperativa não tem medido esforços para cumprir com a sua filosofia, de ajudar a melhorar a vida das pessoas. “Nós estamos retribuindo para a comunidade o que ela nos confia. Mais do que colocar em prática a Missão e os Valores na nossa instituição, é uma forma de ajudar as pessoas e transformar o mundo em um lugar melhor para todos nós”, enfatiza Metz. No ano de 2015, a doações contemplaram 37 iniciativas da comunidade regional.
Outra entidade beneficiada foi a Escola Municipal de Educação Infantil Pequenos Passos, de Marques de Souza. Conforme a diretora, Alexandra Koempfer, a doação de um camarim com fantasias contemplou as 79 crianças atendidas, com idade entre quatro meses e seis anos. Os materiais ficam junto à sala de recreação e as turmas utilizam de acordo com o planejamento das professoras. “Segundo a escritora Clara Dawn, ‘a importância do conto de fadas para criança não está na fantasia de que o herói sempre vence, mas no fato de que o mal pode ser derrotado’. E isso é o que resume o nosso projeto, que recebeu a doação do camarim”, completa ela.
Em Lajeado, o Projeto Apadrinhamento do Coração, mantido pela Sociedade Lajeadense de Atendimento à Criança e ao Adolescente (SLAN), foi um dos escolhidos pela Cooperativa. A entidade, que atua há 58 anos no município, atende mais de 600 crianças. “O apadrinhamento de 10 crianças foi muito importante, pois aumentou nosso número de atendimentos e precisamos do apoio da comunidade”, salienta a coordenadora Administrativa, Sandra Pretto. A SLAN mantém três centros de atendimento, com 98% de crianças de baixa renda, em situação de vulnerabilidade social.
Beneficiados – No primeiro semestre de 2016, a Sicredi Vale do Taquari já realizou doações para entidades como: Alsepro – Adolescente Legal, Amigas do HBB, Apadev, Apae, Parceiros Voluntários, Saidan, Escolas Municipais, Liga Feminina de Combate ao Câncer, Saidan, SLAN, Vovolar, Casa de Passagem e hospitais municipais. “São entidades de reconhecida atuação na comunidade, que pelo importantes serviços prestados, seja na área da saúde, educação ou assistência social, merecem a nossa colaboração”, enfatiza o presidente.
Projetos – De acordo com a assessora de Comunicação e Marketing da Sicredi Vale do Taquari, Josiane Barbosa Prietsch, as entidades interessadas em apresentar projetos para a avaliação da Cooperativa devem entrar em contato pelo e-mail coop0179_comunicacao@sicredi.com.br . “Depois de receber um breve histórico da iniciativa e principais necessidades da entidade, nós realizamos uma visita técnica. Só depois o comitê de projetos autoriza ou não a doação, geralmente em materiais ou equipamentos”, completa ela.
Atuação – A Sicredi Vale do Taquari tem 110 anos de história. Presente nos municípios de Marques de Souza, Boqueirão do Leão, Santa Clara do Sul, Lajeado, Mato Leitão, Cruzeiro do Sul, Travesseiro, Progresso, Forquetinha, Canudos do Vale e Sério, possui 14 Unidades de Atendimento (UAs) e um Posto Avançado, para o atendimento a mais de 49.500 associados.
Texto: Ascom Sicredi