A captação dos órgãos, exceto as córneas, foi realizada por uma equipe especializada da Central de Transplantes do Estado, no Centro Cirúrgico do HSC, onde o processo foi acompanhado pelos profissionais da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes da Instituição (CIHDOTT), formada por uma equipe multidisciplinar, responsável por identificar potenciais doadores e realizar esclarecimentos aos familiares.
Com o objetivo de estimular as famílias a conversarem abertamente sobre o assunto, expressando o seu desejo de ser doador, inúmeras ações de conscientização são realizadas anualmente. No entanto, dentre os fatores que mais interferem na captação estão a contraindicação, a condição clínica do paciente, além da recusa familiar motivada pelo desejo do falecido, por questões religiosas, pelo medo da mutilação, entre outros.
No dia 27 de setembro, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Órgãos, nesta data será realizada uma ação em frente ao HSC, com o intuito de conscientizar e sensibilizar a todos sobre a importância da doação de órgãos e tecidos, tendo como tema Eu sou doador. E você?
Texto: Ascom Hospital