Aviso emitido pela Sala de Situação da Sema indica o retorno de temporais no Rio Grande do Sul, com previsão de chuvas fortes, vento constante e possibilidade de granizo no Estado entre segunda (25) e quarta-feira (27). Conforme o alerta, o evento será diferente do último, uma vez que a previsão de chuva forte provavelmente ocorra em períodos mais curtos, atingindo áreas menores.
Nesta segunda, o risco de temporais nas fronteiras será maior, já que a instabilidade deve ficar forte no Uruguai. Destaca-se também a possibilidade do avanço desta instabilidade por áreas do Sul, sobretudo na região do Chuí.
Entre segunda e terça, a instabilidade avançará por outras áreas do Sul do Estado, podendo chegar a Pelotas e Rio Grande. Outra região de instabilidade poderá se formar no Oeste e começar a avançar por áreas do Centro e Campanha. Ao longo do dia, o avanço da instabilidade poderá chegar até o Vale do Taquari e Região Metropolitana, com deslocamento logo em seguida para a Serra e Norte.
O aviso ainda prevê a ocorrência de vento constante devido à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica. A ventania deve acontecer mais nas áreas do Sul do Estado, mas também deve ventar em parte da Campanha, do Leste e do Centro.
Texto: Ascom Defesa Civil