
Na sexta-feira (17) foi realizada mais uma reunião de interiorização da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio/RS. O encontro, organizado pelo Sindilojas Vale do Taquari e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Muçum, ocorreu na Câmara de Vereadores da cidade de Muçum. O comércio ilegal e as ações para evitar seus prejuízos nos municípios foram abordados pelo vice-presidente financeiro da Fecomércio/RS, André Roncatto.
A Comissão foi apresentada aos presentes e diversos temas de relevância para a região foram tratados, dos quais se destacou a questão das feiras itinerantes. Representantes de várias cidades do entorno estiveram presentes e deram a sua colaboração. Eram empresários, lideranças sindicais, agentes públicos dos Executivos Municipais e outros convidados.
Foi encaminhada a criação de um Comitê Regional, que tratará da organização e do planejamento de ações locais para combater o comércio ilegal. A data da primeira reunião desse Comitê já foi marcada, e será no próximo dia 15 de julho, às 19h, na Câmara de Vereadores de Encantado.
Ainda sobre as feiras itinerantes, serão analisadas proposições para regulamentação e o combate aos ilícitos, com a possibilidade de mudanças e (ou) criação de leis, de acordo com a necessidade de cada município. Para facilitar o trabalho, o Sindilojas Vale do Taquari fará um levantamento junto às prefeituras para repassar à Fecomércio/RS o que já existe de legislação nas cidades sobre o tema.
Texto: Ascom Sindilojas