Mais de 66.500 consultas médicas gratuitas foram prestadas à comunidade arroio-meense em 2015. Os números levantados pela Secretaria Municipal da Saúde somam os atendimentos do Posto de Saúde Central, Estratégias de Saúde da Família (ESFs) dos bairros Bela Vista, Aimoré, São Caetano e Navegantes, Unidade Móvel de Saúde, visitas domiciliares médicas e Plantão Médico 24 horas do Hospital São José.
Considerando a população de 20 mil habitantes, estimada pelo IBGE (2015), isso significa que cada cidadão realizou 3,3 consultas médicas pela saúde pública do Município neste período, enquanto que a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 2 a 3 consultas/ano/habitante, e a média nacional não chega a duas.
A Secretaria contabiliza ainda 76.865 retiradas de medicamentos na Farmácia Básica, o que representa cerca de quatro retiradas/ano/habitante, considerando que mais medicamentos podem ser solicitados numa única receita médica. Além das visitas médicas domiciliares (437), mais 26.650 visitas de agentes comunitárias de saúde, técnicas e enfermeiras foram realizadas aos lares arroio-meenses, visando a saúde preventiva e curativa, em casos de pacientes acamados.
Até o final do mês será inaugurada uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Rui Barbosa, aproximando o acesso à saúde pública para a comunidade local e entorno. O investimento é superior a R$ 600 mil, somando recursos federais e do Município. Em junho de 2015 foi inaugurada a UBS do bairro São Caetano, num investimento similar. Anualmente o Município investe cerca de R$ 11 milhões na área da Saúde, o que representa cerca de 24% do orçamento público municipal, com foco especial na saúde preventiva. Isso inclui o Plantão Médico 24 horas do Hospital São José, em atividade contínua desde 2011.
“Nosso compromisso é levar a saúde cada vez mais próxima da nossa comunidade, ampliando o número de especialidades, procedimentos e ações de saúde preventiva e curativa”, afirma o Prefeito Sidnei Eckert.
Números parciais de 2016
Janeiro a abril: 23.988 consultas médicas;
25.502 retiradas de medicamentos;
9.233 visitas domiciliares de agentes, técnicas e enfermeiras.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Arroio do Meio