De uma maneira lúdica e prazerosa, o Projeto Educação Fiscal nas escolas visa estimular e conscientizar para a cidadania. Desta forma, os alunos, pais e professores trabalham juntos em busca de sociedade justa.
A Educação Fiscal na escola permite, desde cedo, trabalhar o conceito e a prática global da cidadania com as crianças. “A transversalidade nos permite conhecer mais sobre os impostos que pagamos além de ensinar a cobrar o retorno em melhores políticas públicas, podendo ser baseada primeiramente na pesquisa, para que os professores obtenham o conhecimento necessário para então, poderem estar interagindo com a comunidade escolar através de diversas atividades” destacou a coordenadora pedagógica Suzete Windmöller, responsável pelo projeto.
Atividades lúdicas, recreativas, esportivas, visitas ao comércio, questionários, análises, reflexão, investigação, construção de textos, paródias, leitura, campanhas, filmes, dramatizações de histórias, historias em quadrinhos, softwares educativos e jogos são algumas atividades que já estão sendo e serão desenvolvidas.
As escolas municipais de educação infantil e fundamental, estão desde o ano de 2015 participando de diversas atividades, organizadas pela comissão do Programa de Integração Tributária (PIT), sob a supervisão da Coordenadora do Grupo de Integração Tributária, Maria Carine dos Reis Scheuermann. Neste ano se apresenta como disseminadora de Educação Fiscal, a coordenadora pedagógica do município de Paverama, professora Suzete Windmoller, que tem auxiliado as escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, para a realização do projeto.
Além disso, cada Escola contém uma urna com o intuito de arrecadar notas fiscais para a campanha Nota Fiscal, Nota Legal. Neste ano já foram distribuídas cerca de 10 mil cautelas.
Texto: Portal Região dos Vales/Ascom Paverama