segunda-feira, 19 de outubro de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia G18 Anta Gorda

Município passa a emitir cartão credencial de estacionamento para pessoas idosas, com deficiência ou dificuldade de locomoção

22 de janeiro de 2018
em Anta Gorda, Geral, Os Vales em Notícia, RS
0 0
0
Município passa a emitir cartão credencial de estacionamento para pessoas idosas, com deficiência ou dificuldade de locomoção
0
COMPARTILHAMENTOS
4
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Validade da credencial será de dois anos (Foto: Reprodução/Google)
Validade da credencial será de dois anos (Foto: Reprodução/Google)

A credencial de idoso e pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção no painel dianteiro do automóvel é obrigatória desde 2010 (em substituição aos antigos adesivos). Com a regra, essas pessoas podem estacionar qualquer veículo nas vagas de estacionamentos públicos e privados que lhes são destinadas.

Idosos e pessoas com deficiência que moram no município de Anta Gorda contam agora com os serviços de atendimento para a emissão da Credencial de Estacionamento. A emissão de Cartão Credencial para o estacionamento de veículo utilizado por pessoas portadoras de deficiência, dificuldade de locomoção e idosos, nas vias e logradouros públicos, em vagas especiais devidamente sinalizadas para esse fim, nos termos das Resoluções 303 e 304, ambas de 18 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), foi regulamentada no âmbito do município através do Decreto Municipal nº 2.997/2017, de 07 de dezembro de 2017.

Cartão Credencial para pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção

Para habilitar-se à expedição da credencial, a pessoa com deficiência ou dificuldade de locomoção, como condutor de veículo ou quando estiver sendo transportado, deverá cadastrar-se junto ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, e protocolizar os seguintes documentos:

I – atestado médico atual, com data de emissão inferior a 90 dias, no qual conste:

a) nome do portador de deficiência;
b) nome/classificação da doença, CID;
c) identificação da dificuldade de locomoção ou deficiência;
d) data; e
e) assinatura do médico e indicação de seu registro no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (CREMERS);

II – cópia de documento de identidade oficial, com foto;

III – CPF; e

IV – cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) utilizado para o transporte.

Cartão Credencial para pessoas idosas

Para habilitar-se à expedição da credencial, a pessoa idosa, como condutor de veículo ou quando estiver sendo transportado, deverá cadastrar-se junto ao CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, e protocolizar os seguintes documentos:

I – cópia de documento de identidade oficial, com foto;

II – CPF; e

II – cópia do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) utilizado para o transporte.

Preenchidos os requisitos e após emitido o Cartão Credencial deverá ser colocada no painel do veículo, de forma a ficar visível externamente.

Será permitido o cadastramento de apenas 01 (um) veículo por pessoa com deficiência, dificuldade de locomoção e idosos, e a substituição do veículo cadastrado estará condicionada à apresentação dos documentos relacionados ao veículo e à emissão de nova carteira.

O prazo de validade da credencial será de dois anos

A Credencial de Estacionamento conterá o nome do idoso ou da pessoa portadora da deficiência, prazo de validade, unidade da federação, o município e o órgão expedidor, devendo ficar de forma visível sobre o painel do veículo.

Sempre que solicitado pelo agente de trânsito, deverá ser apresentado a Credencial e um documento de identificação com foto do portador.

Com isso a Administração Municipal está atendendo a este segmento da população, que deve ser especialmente protegido e abordado de forma especial.

Texto: Ascom Anta Gorda

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}