segunda-feira, 15 de junho de 2026
Região dos Vales
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Página Inicial
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Putinga
      • Relvado
      • Roca Sales
      • Santa Teresa
      • São Valentim do Sul
      • Vespasiano Corrêa
    • Vale do Taquari
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
    • Na Cozinha
  • Eventos
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Região dos Vales
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Os Vales em Notícia Vale do Taquari Estrela

Medidas para novo roteiro de cerveja artesanal na região dos Vales serão tomadas

19 de janeiro de 2018
em Estrela, Os Vales em Notícia, RS, Turismo
0 0
0
Medidas para novo roteiro de cerveja artesanal na região dos Vales serão tomadas
0
COMPARTILHAMENTOS
1
VISUALIZAÇÕES
Share on FacebookShare on Twitter
Encontro reuniu dezenas de cervejeiros, lideranças políticos e empresariais (Foto: Rodrigo Angeli/Divulgação)
Encontro reuniu dezenas de cervejeiros, lideranças políticos e empresariais (Foto: Rodrigo Angeli/Divulgação)

A criação de grupos de estudo e de um novo e distinto roteiro de cerveja artesanal, que então envolva os Vales do Taquari e Rio Pardo, foram as principais decisões tomadas na tarde desta quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Estrela. O local foi sede do encontro promovido pela Associação dos Cervejeiros Artesanais de Estrela (Acerva), a Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), Governo de Estrela e a casa legislativa do município que buscou debater a não inclusão da região dos vales, de reconhecido potencial e identificação com o mundo cervejeiro, em recente lei estadual que criou uma rota específica ao tema.

Comandaram o debate o vice-presidente da Acerva, Márcio Braun; o Deputado Estadual Maurício Dziedrick; prefeito em exercício de Estrela, Valmor Griebeler; o presidente da Amturvales, Rafael Fontana; e o presidente da Câmara de Vereadores Marco Wermann. Também marcaram presença secretários e vereadores municipais, empresários e microcervejeiros, comerciantes de insumos, lideranças políticas e apreciadores de ambas as regiões. Entre estes o vice-prefeito de Venâncio Aires, Celso Krämer, e o representante do Gabinete do Deputado Elton Weber, autor do projeto de Lei nº 38/2016. Foi este, aprovado em dezembro, que criou a Rota Cervejeira, que se chamará Região das Cervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul, envolvendo 22 municípios, mas nenhum da região dos Vales.

Roteiro distinto

Após a apresentação pessoal de todos os presentes, abriu-se espaço para posicionamentos e o debate se seguiu. Na conclusão, entre as sugestões e medidas que serão tomadas está a criação de grupos de estudo, entre eles que trabalharão a questão das legislações municipais, estadual e federal, além de rotas de turismo, com representantes já definidos. Como principal conclusão inicial, a busca da criação de um novo e distinto roteiro de cerveja artesanal, e não a possível busca da inserção dos vales na rota já criada pela lei aprovada.

“A viabilidade do que buscamos está na forte representatividade que tivemos aqui hoje”, destaca Braun. O vice-prefeito de Estrela, Valmor Griebeler, afirma que mobilizações como estas são necessárias nas regiões dos vales. “É desejo de Estrela e região buscar solidificar seu amor e tradição para com o mundo da cerveja e a tudo que ele representa e potencializa, nos mais variados segmentos. Estamos fazendo, conseguindo, mas é preciso mais, avançarmos. E é por isso que estamos aqui. Este meio gera empregos, fomenta a economia como um todo, e buscarmos e chegarmos a isso de forma agregada, como neste exemplo de hoje, é mais fácil e rápido.”

O deputado Dziedrick argumenta. “A cerveja é mais do que um líquido amarelo. Traz consigo cultura, tradição, promove empreendedorismo e assim gera empregos, ganha força econômica e turística. A iniciativa é viável e potencializa a todos, principalmente quando se trata de uma luta agregada como esta e que já está em curso.” O vereador Marco Wermann conclui. “É necessário que as autoridades olhem com carinho para aquilo que nos foi tirado anos atrás e nos causou muitos prejuízos, que agora precisam ser recuperados”, diz, numa alusão ao fechamento da Cervejaria Polar, indústria que impulsionou o desenvolvimento econômico do município e região. Os organizadores lembraram mais uma vez como a tradição da cerveja é celebrada em eventos regionais. Em Estrela ocorre o Festival de Inverno de Cerveja Artesanal, que em 2018 terá sua quarta edição; Lajeado realiza o Festival da Ratzbier e em Santa Cruz do Sul os festivais da cerveja artesanal, entre outros.

Texto: Ascom Estrela

CompartilharTweet
Região dos Vales

No Portal Região dos Vales você fica por dentro das principais notícias, especialmente do Vale do Taquari. Com imparcialidade e credibilidade queremos conectar você a informações verdadeiras e inspirar com histórias reais.

Região dos Vales News

Receba notícias no seu celular, faça parte do nosso grupo!
  • Termos e condições de uso
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Política de Cookies
  • Declaração de Privacidade

Divulgue sua marca

Endereço

Avenida Padre Anchieta, n° 1511, sala 204,
Centro, Encantado/RS

Contato

51 9 9650-5952
contato@regiaodosvales.com.br
jornalismo@regiaodosvales.com.br
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Cidades
    • G18
      • Anta Gorda
      • Arvorezinha
      • Capitão
      • Coqueiro Baixo
      • Dois Lajeados
      • Doutor Ricardo
      • Encantado
      • Guaporé
      • Ilópolis
      • Itapuca
      • Muçum
      • Nova Bréscia
      • Santa Teresa
    • Vale do Taquari
      • Arroio do Meio
      • Bom Retiro do Sul
      • Boqueirão do Leão
      • Canudos do Vale
      • Colinas
      • Cruzeiro do Sul
      • Estrela
      • Fazenda Vilanova
      • Forquetinha
      • Imigrante
      • Lajeado
      • Marques de Souza
      • Mato Leitão
      • Paverama
      • Poço das Antas
      • Progresso
      • Santa Clara do Sul
      • Sério
      • Taquari
      • Teutônia
      • Travesseiro
      • Westfália
    • RS
    • Brasil
    • Mundo
  • Colunistas
  • Comunidade em Pauta
  • Cristo Protetor
  • Destaques
  • Editorias
    • Agronegócio
    • Cultura
    • Economia
    • Educação
    • Especial
    • Esporte
    • Geral
    • Meio Ambiente
    • Polícia
    • Política
    • Saúde e Beleza
    • Solidariedade
    • Tempo
    • Turismo
  • Eventos
  • Gente
  • Mais lidas
  • Na Cozinha
  • Tradicionalismo
  • Turismo pelo Vale
  • Últimas notícias

© 2023 RV Digital - por Eduardo Pinheiro.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Gerenciar consentimento
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}