Iniciativa percorre dez cidades do Rio Grande do Sul com os espetáculos teatrais Khaleh e Um Passarinho me Contou apresentados gratuitamente à comunidade
O Projeto Refloresta estará em Arroio do Meio nos dias 27 e 28 de novembro, integrando a programação comemorativa aos 91 anos do município. A iniciativa – que inclui apresentações gratuitas dos espetáculos teatrais Khaleh, de Aline Tanaã e Um Passarinho me Contou, de Darlan Gebing – está percorrendo dez cidades do Rio Grande do Sul com reflexões acerca da relação do ser humano e da arte com o meio ambiente.
Natural de Arroio do Meio, Darlan vive hoje em Caxias do Sul mas volta para a cidade natal para se apresentar em sessões às 8h30 e às 14h de quinta-feira, 27, na quadra coberta da praça. Já a peça Khaleh, de Aline, será na quinta, às 19h30, na EEEM Guararapes; e na sexta-feira, 28, às 10h30, no Auditório do Colégio Bom Jesus São Miguel.
A circulação do Refloresta já passou por Capão da Canoa, Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Bagé, Santa Maria, Pelotas e Passo Fundo. Ainda receberá o espetáculo a cidade de Ijuí. O projeto conta com o financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Política Nacional Aldir Blanc, realizada pelo Ministério da Cultura e pelo Governo Federal.
Mais detalhes sobre a circulação podem ser acompanhados pelo Instagram.com/refloresta.teatro.
Sobre os espetáculos
“Um Passarinho me Contou” narra a história de um menino que investiga a vida das aves, registrando suas descobertas em um caderno de pássaros. Entre as histórias que ele compartilha, estão as do João de Barro, o Chupim e o Beija-Flor apaixonado por uma flor de plástico. Ao recordar contos que lhe foram transmitidos através de gerações, o menino, inspirado por Manoel de Barros, se lança em uma pesquisa lúdica, explorando a riqueza do mundo avícola.
“Khaleh”, por sua vez, é um espetáculo que exala acolhimento e ressignificação. Inspirado na obra “A Ciranda das Mulheres Sábias” de Clarissa Pinkkola Estés, a peça apresenta uma guardiã que guia o público por narrativas entrelaçadas, explorando memórias e ancestralidade. Através de arquétipos femininos, especialmente o da Grande Mãe, a obra denuncia a sobrecarga da Terra enquanto ser vivo e a invisibilidade da maternidade.
Sobre os atores
Darlan Gebing é mestre em educação e graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina e licenciado em Artes Visuais pela Universidade de Caxias do Sul. Trabalha com teatro em Caxias do Sul – RS desde 2012. Em 2022 estreou seu primeiro solo teatral chamado “Um Passarinho me contou” que um ano depois se transformou em seu primeiro livro infantil publicado. Atua também como arte-educador e produtor cultural na região da Serra Gaúcha. Instagram: darlanacena.
Aline Tanaã é atriz, diretora, professora teatral, produtora, psicóloga e mãe. Atua no teatro desde 1997, fundando e trabalhando com grupos como Médicos do Sorriso, Núcleo Trompas de Falópio (Trompim Teatro), Coletivo Vegalianos e participa do Trupe de Maricas. Investiga o protagonismo feminino como artista criadora de trabalhos como o vídeo arte Mata Virgem e no espetáculo Khaleh. Diretora da peça Um Passarinho Me Contou. Instagram: aline_tanaa.
SERVIÇO
Quinta-feira, 27 de novembro
- 8h30 – Espetáculo teatral “Um Passarinho Me Contou”, com Darlan Gebing
Local: Quadra Coberta da Praça - 14h – Espetáculo teatral “Um Passarinho Me Contou”, com Darlan Gebing
Local: Quadra Coberta da Praça - 19h30 – Espetáculo teatral “Khaleh”, com Aline Tanaã
Local: Quadra da EEEM Guararapes
Sexta-feira, 28 de novembro
- 10h30 – Espetáculo teatral “Khaleh”, com Aline Tanaã
Local: Auditório do Colégio Bom Jesus São Miguel

