Inovação no campo: Dália adota aplicativo para coleta de leite
Para utilização da ferramenta será necessário a instalação de QR-Codes nas propriedades dos associados
Aprimorar a gestão logística da coleta e transporte de leite em todas suas fases com mais qualidade, segurança e diminuição dos custos operacionais são algumas das vantagens trazidas pela implantação do aplicativo MilkUp, que já está em fase de testes na Divisão Produtos Lácteos (DPL) da Cooperativa Dália Alimentos.
De acordo com o gerente da DPL, Antonio Maria Salazar Leivas, trata-se de uma ferramenta que promete aprimorar ainda mais a qualidade do leite e, ao mesmo tempo, reduzir custos operacionais.
“O monitoramento do transporte de leite em diferentes rotas traz mais segurança para a cooperativa, para as transportadoras e para o associado, que poderá acompanhar tudo pelo aplicativo em seu smartphone”, afirma Salazar.
O gerente destaca que a transparência proporcionada pelo sistema contribui para tornar a coleta mais ágil, eficiente e precisa. “Esse sistema inovador permite monitorar detalhadamente cada rota e facilita a realização de transferências de carga sem interrupções, garantindo qualidade e rastreabilidade desde a origem”, reforça.
Salazar lembra ainda que, durante uma visita à Castrolanda, no Paraná, durante o mês de junho, foi possível observar o funcionamento dessa mesma tecnologia. “Na verdade, essa é uma tendência do setor, e muitas empresas laticinistas já estão utilizando ou implementando ferramentas semelhantes”, comenta.
QR Codes nas propriedades
Para que o monitoramento ocorra de forma completa, será necessária a instalação de QR Codes nas propriedades dos associados que integram o Setor Gado Leiteiro.
O Supervisor Administrativo Josoel Fleck explica que o transportador deverá acessar o aplicativo para registrar a rota a ser coletada, desde a saída, passando pelas coletas nas propriedades rurais, até a chegada à indústria em Palmas. “O transportador fará a leitura do QR Code pelo MilkUp e, em seguida, lançará no aplicativo a quantidade de leite coletada, temperatura, e outros registros, como os fotográficos das fases da coleta, caso necessário. Isso aumenta a segurança e concede transparência em todo o processo”, ressalta Fleck.
A responsável pelo monitoramento dos dados no aplicativo, a colaboradora Susiane Jora, informa que a fase de testes já está em andamento. “Realizamos um primeiro treinamento com as 22 transportadoras que atuam com a Dália e apresentando as mudanças. O próximo passo será envolver a equipe técnica do Setor Gado Leiteiro e iniciar a instalação dos QR Codes nas propriedades e, posteriormente, o treinamento dos motoristas das transportadoras,” explica.
Como vai funcionar
O transportador deverá informar a rota a ser realizada e o aplicativo calcula o tempo estimado para a conclusão do trajeto. Em seguida, o leiteiro fará a leitura do QR Code para iniciar a coleta, e registrará todas as fases da coleta. Caso necessário, poderá realizar registros fotográficos das etapas específicas do processo de coleta.
Ao finalizar a coleta, é necessário encerrar a visita no aplicativo, liberando assim a continuidade para a próxima propriedade. Os motivos para qualquer alteração de rota ou desvio nos procedimentos deverão ser registrados diretamente no MilkUp.
Depois de finalizadas todas as coletas, o transportador se direcionará à Unidade da Laticínios para finalizar a transmissão dos dados das coletas. É importante salientar que durante as coletas, havendo sinal telefônico de internet, as informações das coletas serão enviadas on time ao servidor do aplicativo, demonstrando que a coleta está em andamento. Desta forma teremos a visualização de como está o andamento das coletas no momento.
Sugestões de legendas:
Gerente da Divisão Produtos Lácteos, Antonio Maria Salazar Leivas, comenta que a nova ferramenta deve otimizar a logística e gerar redução nos custos operacionais
O monitoramento por meio do App MilkUp pode ser realizado tanto no smartphone quanto no computador

